O CVG RS – A HISTORIA, A FESTA E A PREMIAÇÃO – II

Compartilhar nas redes sociais

Continuamos com uma breve síntese da história do CVG RS, mirando, especialmente, A FESTA E A PREMIAÇÃO, cuja edição deste ano está programada para ser realizada no dia 13.12.2024.

A ideia e criação da festa e da premiação nasceu na terceira gestão com o Presidente Clodomiro de Souza Dorneles – 1994/1996.

O primeiro evento ocorreu em 1996 com premiação dos DESTAQUES DE 1995.

A solenidade é tida como a mais esperada do mercado segurador gaúcho.

Os integrantes do colégio eleitoral recebem cédulas, com prazo estipulado para devolução, onde através do voto exercem suas escolhas para a entrega da premiação.

Recolhidos todos os votos, no findar da data aprazada, a diretoria se reúne, em evento público, e apura, escrutínio, os votos selecionando os três mais votados por item e para ser dado conhecimento ao mercado na abertura da Festa de Premiação.

Esta apuração é auditada por uma consultoria externa.

Na abertura da Festa, são anunciados, categoria por categoria, primeiramente, os três mais votados naquela a ser apresentada, e como ato seguinte é declarado o grande vencedor e assim sucessivamente até a última classe.

Atualmente os prêmios contemplam:

SEGURADORA DE PESSOAS DO ANO

CORRETORA (Pessoa Jurídica) DE SEGUROS DE PESSOAS DO ANO

CORRETOR (Pessoa Física) DE SEGUROS DE PESSOAS DO ANO

EXECUTIVO DE SEGURADORAS DE PESSSOAS DO ANO

PRESTADORA DE SERVIÇOS DO ANO

GERENTE DE CONTAS E BENEFÍCIOS DO ANO

PERSONALIDADE DO ANO – este foi instituído no ano de 2012 e homenageia uma personalidade ou entidade que tenha prestado relevantes serviços e contribuído para o setor de seguros de vida, sem necessariamente a ele pertencer ou exercer atividade no ramo, sendo que esta é a única categoria votada exclusivamente pela diretoria da entidade e quem o receber uma vez não poderá mais ser agraciado com a distinção

As inscrições ao Prêmio, exceto o de Personalidade, podem ser feitas, em prazo previamente comunicado pelo Clube, por qualquer dos habilitados legalmente – Pessoa Jurídica o Física – a exercer a profissão nas classes concorrentes.

Há regulamento específico para a premiação e que está disponível ao público em geral, contendo por inteiro o regramento da disputa.

Importante, os vencedores do ano ficam inelegíveis para concorrer no ano seguinte.

De sorte que desde já está criada a expectativa para a festa e premiação deste 2024 que, com certeza, não será inferior.

Me atrevo a contar duas histórias curtas destes anos todos de premiação, e me permito estar fazendo parte de uma delas.

A primeira.

Ingressei no CVG RS, e com isto a C JOSIAS E FERRER ADVOGADOS ASSOCIADOS se juntou àqueles que já faziam parte da entidade e que de alguma forma com ela já colaboravam, em 2002, como Diretor Jurídico Adjunto, levado pela Madrinha Laura Agrifóglio Vianna, luzente e histórica advogada do setor gaúcho de seguros, quando da Presidência de Osvalberto João Schacht, ao lado de uma diretoria que formava o primeiro quadro dos seguros de pessoas do RS.

Na festa de premiação do ano 2007, relativa a destaques de 2006, tinha agendado uma viagem a trabalho e não poderia comparecer, tendo antecipadamente justificado a ausência.

Por isto também não compareci ao escrutínio,

Não fui, e não soube antes da festa quem seriam os agraciados que não eram anunciados anteriormente à premiação.

Ás vésperas do evento passei a receber insistentes pedidos para que me fizesse presente e fosse com todo o escritório, que haviam reservado uma grande mesa para os diretores Jurídicos e os escritórios da C JOSIAS e LAURA AGRIFÓGLIO.

O mais insistente foi o amigo Paradeda.

Sensibilizado com tanta insistência, sem nenhum tipo de desconfiança, cancelei a viagem, que se destinava a visitar alguns clientes em São Paulo, e na data da festividade lá estava eu, o Juliano Ferrer, e muitos funcionários dividindo a mesa com a amiga Laura, e ficamos aguardando a premiação.

Pois na categoria de Prestador de Serviços houve empate entre os dois escritórios, o que nos pegou inteiramente de surpresa, e sugeriu algumas espirituosas brincadeiras de “marmelada”.

Diria que foi divertida, emocionante, mas muito, muito dignificante a honraria e a divisão.

Não sei, não recordo, se teria sido o primeiro prêmio do escritório, mas foi o mais significativo.

A segunda.

Mais recentemente em pleno período pandêmico, se criou uma grande dúvida sobre a realização do evento.

Presencial não haveria a menor possibilidade, e não se tinha a menor experiência em programas on line ou em live, muito produzidos na ocasião,

Andréia Araujo e Clodomiro, com competente assessoria nas comunicações, de Julia Senna e equipe, realizaram uma premiação virtual encantadora, comparável às das mais altas produções.

Um dos premiados, o SINCOR-RS, por seu presidente foi definitivo:

Com a palavra, de Ricardo Pansera, na ocasião, encerro este “revival” de hoje.

“O Sincor-RS foi a Entidade do Mercado que recebeu o Troféu Destaques 2020. O presidente do Sincor, Ricardo Pansera, fez um belo depoimento ao CVG RS.

“Ainda sob o clima de emoção e agradecimentos, quero cumprimentar a Direção e equipe do CVG RS por promover com extremo brilhantismo a Edição Prêmio de Destaques 2020. Sem dúvidas o talento, a ousadia e a capacidade empreendedora desta valorosa equipe organizadora superou todas as barreiras impostas pela pandemia. O resultado não poderia ser outro, senão brindar a todos com um evento virtual online marcante e de extremo sucesso. O Sincor-RS, os corretores de seguros e o mercado gaúcho de seguros agradecem. Cumprimentar também pela atitude responsável e comprometida com a sociedade ao arrecadar 30 toneladas de alimentos que beneficiaram 30 entidades sociais carentes. Um gesto social nobre que marcou os 30 anos de história do CVG RS e que merece os nossos efusivos aplausos. Parabéns e VIDA longa ao CVG RS”.

CARLOS JOSIAS MENNA DE OLIVEIRA

SÓCIO FUNDADOR E DIRETOR DA C JOSIAS E FERRER ADVOGADOS ASSSOCIADOS.