Luis Menezes confirmado como CEO do Grupo Ageas Portugal

Compartilhar nas redes sociais

A ASF acaba de confirmar Luis Menezes como sucessor de Steven Braekeveldt na liderança do Grupo Ageas Portugal. Saiba quais os desafios do novo CEO do 2º maior grupo segurador em Portugal.

Após esta quarta-feira ter chegado a confirmação pela ASF, entidade supervisora do setor, de Luis Menezes como CEO do Grupo Ageas Portugal, importa saber o que vai liderar o sucessor de Steven Braekeveldt à frente do negócio do 2º maior grupo segurador em Portugal.

Para o gestor belga, “o histórico do Luis enquanto líder de sucesso e o forte alinhamento com a cultura e valores da Ageas serão impulsionadores de um novo ciclo de crescimento do Grupo”.

Luis Menezes esteve 18 anos na Unilabs, uma rede de análises médicas com 3 mil funcionários, em mil locais diferentes, e que realiza 250 milhões de atos médicos por ano.

Na Ageas, a saúde é uma parte do negócio, o grupo ainda é essencialmente segurador no ramo Vida através das Ocidental e Ageas Vida e, nos ramos Não Vida, através da Ageas Seguros, Médis e Seguro Directo. Tem igualmente a Ageas Pensões, líder em Portugal entre as gestoras de fundos de pensões.

No total, o volume de negócios do Grupo Ageas foi de 1,9 mil milhões de euros em 2023, a que correspondeu uma quota no mercado nacional de 15,2%. Tem 1,8 milhões de clientes, 1.335 empregados e, no final do ano passado, só na Ageas Pensões geria ativos de 6,2 mil milhões de euros.

O grupo Ageas é um conjunto alargado de empresas. A Ageas Seguros, Ageas Vida e Médis são companhias e marcas independentes, mas 100% do grupo, ainda nesta área existe a Millennium bcp Ageas, em que o banco detém 49% e o grupo a maioria do capital. Esta holding usa a marca Ocidental Vida e detém o exclusivo de venda de seguros aos clientes Millennium.

No entanto, o lema de Steve Braekeveldt foi ir “para além dos seguros” e assim há que gerir a parceria 50/50 com a Associação Nacional de farmácias na Go Far, uma empresa de serviço de saúde digital, e com a família Montellano que detém 15% na Clínica Médis, uma rede de 11 lojas de medicina dentária. A Ageas ainda detém 30% do capital da SPSI, residências pensadas para a terceira idade, em que o grupo José Mello controla 70% do capital.

Ainda como negócios para além dos seguros, Luis Menezes estará atento a empresas detidas a 100% pelo grupo como a Mundo Ageas, um marketplace que acaba de lançar a marca de serviços Livo, a Pétis, empresa de serviços produtos e informações para cães e gatos e na Go Karsag, uma empresa especializada em serviços de assistência relacionados a sinistros.

O Grupo conta também com uma empresa de serviços partilhados e uma longa parceria com a Ordem dos Médicos.

https://eco.sapo.pt/2024/10/23/luis-menezes-confirmado-como-ceo-do-grupo-ageas-portugal/

 Fonte: Eco – SAPO