Para tornar possível sua utilização em todos os ambientes e momentos do dia-a-dia, foram desenvolvidos os carregadores de celular veiculares, que abastecem os aparelhos estando conectados aos antigos acendedores de cigarro, atualmente conhecidos como tomada de 12 V, projetados para utilização de equipamentos portáteis e utilitários, como pequenos compressores de ar e aspiradores de pó, os quais necessitam, geralmente, entre 3 a 4 Ampères da bateria do automóvel.
Entretanto, é muito comum não nos atermos ao fato de que os nossos smartphones sendo carregados nos veículos podem aquecer consoles e painéis.
Os dispositivos carregadores veiculares variam em suas formas construtivas, diferenciando-se pelos modelos com circuitos simples, os quais promovem o fornecimento de carga constante, e outros mais sofisticados, com chips que controlam e monitoram todo o processo de carregamento, sem sobrecarregar as baterias dos smartphones.
Em um ensaio realizado no laboratório de análise de fenômenos termoelétricos foi testado o funcionamento de carregadores de celular veiculares, de modelo comum de plugue conector macho para tomadas de 12V veicular e saída USB, com o objetivo de registrar as temperaturas alcançadas por estes enquanto eram submetidos ao carregamento da bateria.
No primeiro ensaio foi utilizada uma fonte regulada substituindo a bateria do veículo para fornecimento de carga. O sistema avaliado foi composto de uma tomada de 12V, plugue e bateria de celular, com intuito de analisar as temperaturas atingidas nos componentes do sistema de carregamento de celular veicular no seu funcionamento normal. As temperaturas foram analisadas nos três pontos, obtendo-se valores máximos de 153,8 °C na bateria, 100,9 °C no condutor e 80,4 °C no plugue.
No segundo ensaio executado, simulou-se uma falha no cabo USB, que poderia ter sido causada por um estresse mecânico, por exemplo. O cabo apresentou aquecimento de forma acentuada, degradando seu material de isolação (dielétrico) em poucos minutos, com o valor máximo de temperatura chegando a 209,9 °C.
A partir das temperaturas registradas nos ensaios, nota-se que é possível atingir elevadas temperaturas dentro dos veículos com o uso de carregadores de celular veiculares, quando estes apresentam alguma falha, podendo iniciar um processo de ignição, aquecendo o material combustível ao redor e, consequentemente, um incêndio.
A temperatura interna do veículo, associada à dissipação térmica provocada quando o sistema de carregamento está ativo e à má qualidade dos carregadores, além dos desgastes prematuros gerados nas próprias baterias dos celulares, pode provocar um sobreaquecimento em diferentes partes do sistema e iniciar um incêndio.
Carregadores de baixo custo, sem certificação ou garantia de qualidade, podem ser extremamente prejudiciais à bateria do celular, pois são capazes de permitir uma tensão inadequada no processo de carregamento, fazendo com que a capacidade de recarga diminua progressivamente, levando o aparelho celular a permanecer por menos tempo carregado.
Fonte: Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal Departamento de Segurança contra Incêndio – Jun/2020
Mario Bestetti / Corretor de Seguros, Instrutor ENS, Perito Judicial
https://www.youtube.com/channel/UCCwuC5T5O1Q_UcAm72aP-rw