Justiça determina devolução de R$ 117 milhões ao fundo do seguro DPVAT

Segundo a AGU, valor restituído será destinado ao pagamento de cerca de 30 mil beneficiários.

Em ação ajuizada pela Procuradoria-Regional Federal da 2ª Região, a AGU (Advocacia-Geral da União) conseguiu na Justiça uma decisão que assegura a devolução de R$ 117 milhões ao fundo do seguro DPVAT (Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre), destinado para indenizações decorrentes de acidentes de trânsito. O valor será usado para o pagamento de cerca de 30 mil beneficiários, informou a AGU.

A ação, movida contra a Massa Falida de Federal Seguros S.A, teve por objetivo recuperar a restituição de valores transferidos das reservas técnicas do DPVAT para a massa falida.

O seguro, que é cobrado aos motoristas, inclui indenizações em casos de morte, invalidez permanente, total ou imparcial, além de reembolsar gastos com despesas médicas e funerárias.

Segundo a AGU, a Susep (Superintendência de Seguros Privados), representada pela Procuradoria-Regional Federal, argumentou que os valores provenientes da reserva técnica do seguro DPVAT não fazem parte do patrimônio das seguradoras.

A decisão estabeleceu, ainda, que as seguradoras não têm direito ao recebimento de valores ao deixarem o consórcio, como está estipulado pelo Conselho Nacional de Seguros Privados, o que evita assim o enriquecimento sem causa das seguradoras.

“A autarquia defendeu na ação que os valores do Fundo DPVAT e suas respectivas reservas técnicas têm natureza pública, sendo constituídos exclusivamente de recursos das próprias contribuições dos proprietários de veículos a título do prêmio desse seguro, sem qualquer contribuição e risco financeiro das seguradoras”, disse a AGU.

Fonte: Notícias R7