Sompo registra crescimento de 34% e obtém R$ 1,3 bilhão em prêmios emitidos no primeiro semestre de 2024

Sompo, subsidiária da Sompo Holdings fora do Japão, registrou um crescimento expressivo de 34% no primeiro semestre de 2024, atingindo R$ 1,3 bilhão em prêmios emitidos.

A empresa, que mantém uma trajetória ascendente desde 2021, destacou-se no mercado ao apresentar um desempenho superior ao de seus concorrentes, sustentado por uma estratégia sólida de diversificação de portfólio e foco nos segmentos Corporativo e de Agronegócio.

No comparativo com o mesmo período de 2023, quando foram registrados R$ 997,8 milhões em prêmios emitidos, a seguradora também obteve um lucro líquido de R$ 40 milhões no primeiro semestre deste ano.

O CEO da Sompo, Alfredo Lalia Neto, enfatizou que a companhia vem superando suas metas nos últimos anos, graças a novos investimentos em produtos, serviços e tecnologia. “Entre 2021 e 2024, apresentamos uma taxa de crescimento anual de 24%, índice superior aos 17% registrados pelo mercado nos ramos em que atuamos.

Superamos nossas metas até o momento, mas há novos investimentos a serem feitos como parte da estratégia de impulsionar nossa participação no mercado nacional”, afirmou Lalia Neto.

Um dos maiores destaques foi o desempenho no segmento de Seguro Agrícola. Com crescimento de 153,6%, os prêmios emitidos saltaram de R$ 33,1 milhões no primeiro semestre de 2023 para R$ 83,9 milhões no mesmo período de 2024, consolidando a Sompo como a sexta maior companhia nesse ramo. Este crescimento acelerado reforça o posicionamento da seguradora, que lançou suas soluções para o setor agrícola em 2019.

Outro ponto alto do semestre foi o segmento de Grandes Riscos, que inclui as áreas de Energia, Garantia e Propriedades. Nesses setores, a Sompo registrou um crescimento de 52,1%, com prêmios emitidos somando R$ 522,9 milhões.

No ramo de Transporte, a empresa se destacou como líder de mercado, alcançando um aumento de 37,6% e R$ 489,4 milhões em prêmios emitidos.

A partir de setembro de 2023, a Sompo adotou uma nova estratégia de atuação, concentrando seus esforços exclusivamente nos seguros para o segmento Corporativo e de Agronegócio.

Essa movimentação incluiu investimentos em tecnologia e inovação, o que contribuiu para que a companhia estivesse, hoje, entre as cinco seguradoras mais importantes no seu setor.

Fonte: CQCS | Nicholas Godoy