Movimento SOS Chuvas lança livro – “A Rua da Esperança”

Um movimento que surgiu da dor sentida por todos os gaúchos diante da catástrofe climática ocorrida no Rio Grande do Sul. Este é o Movimento SOS Chuvas RS, do qual o Sindsegrs participa e que, diante da trágica situação, surgiu para auxiliar famílias com representantes no segmento de seguros atingidas pelas inundações. Das diversas boas ações promovidas pelo SOS Chuvas, surgiu outra, que materializa o incansável trabalho realizado desde maio pelo movimento: o livro “A Rua da Esperança”.

A obra é um dos resultados das inúmeras ações desenvolvidas através do Movimento SOS Chuvas RS, que reuniu as entidades do mercado segurador do Rio Grande do Sul, entidades coirmãs de outros estados e voluntários para atenderem as famílias atingidas pelas águas. Sem pretensões literárias, “Rua da Esperança” tem como objetivo oferecer um meio para que pais e educadores possam conversar com as crianças sobre o impacto da catástrofe e ajudá-las a entender e processar seus sentimentos.

O Movimento SOS Chuvas RS, que já ajudou dezenas de famílias gaúchas, é formado por: Sindsegrs, Sincor-RS, CVG-RS, Aconseg-RS, Sindicato dos Securitários do Rio Grande do Sul, Clube da Bolinha-RS, Clube da Pedrinha-RS, ENS, Clube das Gurias e as mídias JRS e Seguro Gaúcho.

Segundo Julia Senna, CEO do JRS e uma das coordenadoras do projeto, “Rua da Esperança” é uma maneira de trazer conforto e reforçar a resiliência. “Como mãe, sei o quanto é importante dar às crianças uma forma de entender e lidar com os desafios que elas estão vivendo. Por isso, foi uma honra poder participar de um projeto que tem impactado tantas famílias e escolas em um momento tão sensível para o nosso Estado”, considera. “O livro é mais um exemplo da força da união do mercado gaúcho de seguros em prol da sociedade, que reafirma o compromisso com a solidariedade e o cuidado com as futuras gerações”, completa Julia.

Professora Jane Mansur, igualmente envolvida na coordenação do projeto, diz que o livro ‘Rua da Esperança’ é uma ferramenta de apoio emocional para as crianças e famílias que enfrentaram as consequências das chuvas de maio de 2024 no Rio Grande do Sul. “O trabalho é fruto de um esforço coletivo das entidades que compõem o Movimento SOS Chuvas RS, como voluntários, empresas e, principalmente, da sensibilidade no apoio cultural do executivo Cesar Saut, presidente da Rio Grande Seguros e vice-presidente da Icatu Seguros. Todos acreditaram no poder das estórias como forma de fortalecer a comunidade e auxiliar a saúde mental das crianças”, ressalta.

Conforme Jane, através de uma estória simples e acessível, foi possível abordar temas complexos como superação de perdas e a importância da solidariedade comunitária. “A mensagem ganha vida através dos personagens ilustrados pelo Estúdio Cria Ideias e o empenho de Julia Senna em materializar o projeto”, destaca. “Muitas crianças foram afetadas diretamente, e pensamos que o acolhimento emocional e a escuta ativa são fundamentais para ajudá-las a superar o momento”, finaliza Jane.

O Movimento SOS Chuvas agradece a todos que auxiliaram e oportunizaram o desenvolvimento das diversas ações