Proteção contra ameaças digitais: Tokio Marine fortalece empresas com Seguro Cyber

A crescente adoção de tecnologias como IoT e Inteligência Artificial tem trazido inúmeros benefícios à sociedade, tanto no âmbito pessoal quanto profissional.

No entanto, avanços como estes também podem agravar o aumento de crimes e fraudes cibernéticas, tornando a segurança digital uma preocupação central para empresas de todos os portes.

De acordo com o Índice Global de Proteção de Dados (GDPI), seis em cada dez empresas foram alvo de ataques cibernéticos em 2023.

Além disso, um levantamento da Confederação Nacional das Seguradoras (CNseg) revelou um aumento de 880% na demanda por seguros de proteção cibernética conforme o índice no aumento de casos.

Nesse cenário, o Seguro Cyber da Tokio Marine emerge como uma solução essencial para mitigar riscos cibernéticos, proporcionando tanto proteção financeira quanto tranquilidade para as empresas.

Em uma entrevista ao CQCS, Carol Ayub, Superintendente de Linhas Financeiras da Tokio Marine, detalha as coberturas oferecidas pelo seguro e destaca a importância da conscientização sobre a necessidade de proteção contra ameaças digitais, especialmente em um contexto de crescente regulação, como a implementação da LGPD.

CQCS – Quais são as principais coberturas oferecidas pelo Seguro Cyber da Tokio Marine e como elas protegem as empresas contra ameaças digitais?

Carol Ayub – Lançado em 2019, o Seguro Tokio Marine Riscos Cibernéticos é muito importante para garantir a tranquilidade e a proteção financeira das empresas em relação à segurança, gestão e manuseio de dados pessoais, no que tange a possíveis danos causados pelo segurado a terceiros ou à própria empresa.

Alguns eventos que são cobertos pelo Seguro de Riscos Cibernéticos são, por exemplo, quando um dado ou informação não-pública de terceiros, pelos quais o segurado é legalmente responsável, são perdidos; uma situação envolvendo responsabilidade de mídia, quando o segurado é acionado legalmente por plágio, pirataria, apropriação indébita ou roubo de ideias; ou mesmo eventos que envolvem questões relacionadas à segurança, em que pode ocorrer a transmissão de um malware a partir da rede do segurado, acesso não autorizados, ataque de negação de serviços.

Esse produto é resultado da nossa experiência mundial. Como uma Seguradora Multiprodutos, conseguimos atender as necessidades de empresas de diversos portes e segmentos.

CQCS – Em um cenário de aumento das ameaças cibernéticas, como o Seguro Cyber da Tokio Marine pode ajudar as empresas a mitigarem os riscos em incidentes de segurança?

Carol Ayub – Desde o início, nós temos feito um trabalho de conscientização, junto aos nossos Corretores e Clientes, de que não são apenas as grandes empresas que estão expostas a esses riscos: as pequenas e médias também. Uma das medidas que as companhias precisam tomar antes da contratação do Seguro Cyber, por exemplo, é a realização do backup dos dados da empresa e seus clientes, entre outras ações.

CQCS – Com a implementação da LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) no Brasil, como o Seguro Cyber da Tokio Marine auxilia as empresas na conformidade com essa legislação e na proteção de dados pessoais?

Carol Ayub – A LGPD traz responsabilidades e deveres para as empresas quanto a proteção de dados e, como mencionado anteriormente, o seguro de riscos digitais cobre os danos causados a terceiros pela violação dessa lei e vazamento de dados.

CQCS – Como foi anda a evolução dessa cobertura e qual expectativa da Tokio para 2024? Quais são os setores ou tipos de empresas que mais têm procurado pelo Seguro Cyber da Tokio Marine?

Carol Ayub – Quando começamos a operar com esse seguro, em 2019, as empresas não tinham orçamento para contratar esse serviço porque esses riscos não eram, muitas vezes considerados. Levava-se um tempo maior para essa contratação, até que conseguissem esse orçamento – geralmente para o ano seguinte. Hoje elas não apenas elas têm uma verba para esse serviço como têm aumentado o valor ao longo dos anos destinado à contratação dessa proteção.

Temos clientes dos mais variados setores e, hoje, estamos entre as três primeiras posições no Ranking da SUSEP, o que evidencia nossa expertise nesse segmento.

Para os próximos anos, nós queremos, cada vez mais, conscientizar a população a respeito da importância do Seguro de Riscos Cibernéticos e que ele seja ainda mais procurado por pequenas e médias empresas.

CQCS – Quais as principais oportunidades para o corretor ao oferecer esse produto em sua carteira?

Carol Ayub – Esse é um produto bastante importante para a Companhia e, especialmente, para a Carteira PJ. Por isso, temos investido muito em treinamento para o Corretor, pois ele precisa ter segurança para falar desses produtos, sendo de grande importância que ele saiba explicar para o Cliente sobre os riscos aos quais ele pode estar exposto, por exemplo. Além disso, nós temos suporte para auxiliar esse Corretor, a exemplo da Mesa de Negócios, em que nosso time técnico pode acompanhá-lo para dar mais detalhes a respeito do produto, mesmo para clientes fora da Capital de São Paulo, via videoconferência.

Fonte: CQCS | Nicholas Godoy