Setor de seguros e planos de saúde acelera no compasso da IA

Personalização de ofertas, automatização de processos, combate a fraudes e ações de suporte a parceiros, como corretores e médicos, motivam avanços tecnológicos.

O Valor Econômico divulgou nesta terça-feira a Revista Inovação Brasil. Em sua décima edição, o anuário Valor Inovação Brasil contou com 309 empresas inscritas, sendo 273 elegíveis para a pesquisa.

Cerca de 770 cases foram analisados, entre eles, cases já em execução e outros ainda em prova de conceito.

Os projetos apresentados geraram ativos de propriedade intelectual, como patentes, demonstrando a orientação para gerar valor a partir do conhecimento.

O grupo de empresas analisadas aplicou R$ 85 bilhões em inovações. O Hospital Albert Einstein foi o grande vencedor.

O setor de seguros e planos de saúde está entre os cinco que mais fazem uso de inteligência artificial, segundo o anuário Valor Inovação Brasil, que pesquisa as 150 empresas mais inovadoras do país. O resultado reflete o cenário de transformação com a mudança de hábitos dos consumidores e novas regulações como o open finance, que acirram a concorrência e desafiam seguradoras e operadoras de saúde a se pautarem em uma combinação de inovação tecnológica, parcerias estratégicas, foco nas relações com o consumidor e canais de distribuição.

As seguradoras e operadoras de saúde almejam encerrar 2024 com crescimento de dois dígitos nas vendas e no lucro, investindo em inovação para elevar a baixa penetração dos produtos no mercado brasileiro.

Comparativamente, nos Estados Unidos e em alguns países europeus, a penetração geral de seguros chega a mais de 10% do PIB. No Brasil, é de 6%.

A matéria completa pode ser acessada por assinantes do jornal neste link. Nela, os executivos das top 5 — SulAmérica, Unimed-BH, Bradesco Seguros, Icatu Seguros e Junto Seguros contam como se preparam para um novo mundo em seguros com uso da AI generativa.

Fonte: Sonho Seguro