Por Eric Lundgren
Os hábitos de consumo estão em constante evolução. Não é novidade a ideia de analisar grupos para oferecer produtos e serviços de acordo com necessidades específicas.
O público está cada vez mais exigente e vigilante de seu consumo, que precisa estar alinhado com sua rotina e seu estilo de vida.
No caso do mercado de seguros e, especialmente do ramo Vida, esse cenário oferece uma oportunidade para a comercialização de coberturas e assistências cada vez mais personalizadas, que satisfaçam as diferentes demandas de um público extremamente plural.
O seguro de Vida é um produto com uma possibilidade ampla de personalização, dadas as diferentes configurações de família e estilos de vida.
Quem tem filhos e/ou cuida dos pais, trabalhadores autônomos ou contratados, casados ou solteiros… todas essas pessoas podem se beneficiar de uma cobertura ou assistência que ofereça segurança financeira e até de saúde.
A partir de uma diversificada gama de coberturas, que podem ir desde indenização por morte acidental até diagnóstico para doenças graves, o próprio consumidor escolhe o que faz sentido para ele e para aqueles que ama, criando um produto sob medida que será utilizado em sua amplitude.
Oferecer ao consumidor a possibilidade de escolher aquilo que interessa é abrir portas para que mais pessoas se interessem pelo mercado de seguros e entendam sua verdadeira importância.
É também uma forma de popularizar o acesso já que, de acordo com a cobertura escolhida, o produto pode ficar do tamanho do bolso do cliente.
Nesse contexto, a conscientização do público sobre essa possibilidade se faz necessária e, aqui, entra o papel crucial do corretor.
O profissional atua como um verdadeiro consultor, informando sobre a importância do seguro e das possibilidades que cabem na rotina e na vida financeira de cada um.
É um elo extremamente importante e insubstituível na cadeia do nosso setor, e que será ainda mais fundamental conforme a tecnologia for assumindo a responsabilidade pelas burocracias.
Eric Lundgren é diretor executivo de Vida da Allianz Seguros.
https://www.segs.com.br/seguros/401383-personalizar-e-democratizar-o-acesso-ao-seguro
Fonte: Segs.