Tecnologia é grande aliada da HDI Seguros para agilizar processo de aquisições

Executiva Vanesa Bustamante discutiu os desafios de liderar transformações em TI durante processos de fusões e aquisições.

A tecnologia é uma grande aliada em processos de fusões e aquisições. O tema foi a pauta da participação da CIO, Vanesa Bustamante, que integrou um painel sobre como empresas que passaram por processos de fusões e aquisições devem lidar com a integração de legados e com a área de TI no Insurtech Brasil 2024, evento de tecnologia e inovação no setor de seguros, que ocorreu na última quarta-feira, 3 de julho.

Dada a experiência da executiva com o recente processo de junção das operações da HDI Seguros com a Yelum Seguradora – antiga Liberty Seguros – e com os produtos de varejo da Sompo Consumer, Vanesa explicou a importância de readequar sistemas, bases de dados e integrar todas as empresas em termos de tecnologia da informação durante o processo.

Apesar da área de TI ser bastante técnica, ela está totalmente alinhada à estratégia do Grupo HDI, que tem como um de seus principais pilares o cuidado especial com as pessoas – que, nesse caso, são principalmente os corretores parceiros, os segurados e os colaboradores.

De acordo com a executiva, a preocupação com esses públicos é indispensável para o sucesso de qualquer processo desse tipo.

“Quando empresas passam por processos de fusão, como foi o nosso caso no Grupo HDI, a área de TI tem um grande desafio, especialmente se a integração envolve companhias já consolidadas, tanto no mercado de forma geral quanto em suas respectivas áreas de TI”, comenta Vanesa.

“Não tem sido um processo simples, mas com certeza de muito aprendizado. Estamos certos de que tudo está sendo feito da maneira mais natural possível e que nossos públicos continuarão tendo experiências de excelência”, completa a executiva.

Fonte: HDI I Sonho Seguro