Fraude em seguro é tema de novela da Globo

Compartilhar nas redes sociais

O capítulo do último dia 10/06, da novela ‘Família É Tudo’, exibida pela TV Globo, às 19h, abordou um tema de grande relevância.

Na trama, a vilã Jéssica, interpretada pela atriz e influencer, Rafa Kalimann, através do uso de Inteligência Artificial, colocou em prática um plano para fazer com que o mocinho do folhetim, vivido pelo ator Jayme Matarazzo, seja acusado de simular um atentado para aplicar um golpe na seguradora e receber o valor do Seguro de Vida.

A abordagem da má prática na teledramaturgia da Rede Globo acende o alerta sobre conscientização, riscos e transparência, questões de suma importância tanto para o Mercado de Seguros quanto para a sociedade em geral.

O Seguro de vida é essencial no que diz respeito à estrutura financeira e social. A importância do produto ultrapassa a simples proteção perante a perda de um ente querido, abrangendo outros benefícios que garantem estabilidade e segurança para indivíduos e suas respectivas famílias.

A fraude no mercado de seguros, principalmente nos segmento de saúde e vida, é extremamente prejudicial, pois compromete o princípio fundamental do mutualismo.

O sócio-proprietário da TGL Consultoria, Rogério Araújo, lembra que o mutualismo é a base do conceito de seguro, onde todos os segurados contribuem para um fundo comum que cobra as perdas de poucos.

“Quando ocorrem fraudes, todo o grupo é afetado, resultando em taxas mais altas, inclusive para pessoas que procuram agir corretamente, muitas vezes inviabilizando uma contratação”, disse.

Consequências negativas referentes às fraudes no seguro também são percebidas pela Superintendente de Sinistros da MetLife, Aline Cipollla.

A executiva conta que a Companhia possui uma área inteiramente destinada à detecção de possíveis fraudes, contando inclusive com ajuda mútua de outras seguradoras do segmento de vida. “É a troca de informação.

Quando identificamos um sinistro suspeito, enviamos e recebemos informações porque às vezes o golpe ocorre em mais de uma seguradora ao mesmo tempo. Temos trabalhado informações internas e também externas”, pontuou.

O golpe do seguro abordado na novela ‘Família É Tudo’ é colocado como uma artimanha de personagens considerados vilões.

Na vida real, a prática é igualmente contestável tendo em vista que envolve manipulação e falsificação de informações para obter benefícios de apólices de seguros.

A má prática contraria princípios éticos fundamentais e traz consequências sérias para a sociedade como um todo.

O combate à fraude torna-se uma responsabilidade compartilhada entre entidades do mercado, seguradoras e principalmente Corretores de Seguros, atuando na conscientização referente a conduta ética dos segurados.

Assinantes GloboPlay podem assistir a abordagem do golpe no seguro através do link, minutagem “37:20”.

https://cqcs.com.br/noticia/fraude-em-seguro-e-tema-de-novela-da-globo-2/

Fonte: CQCS l Ítalo Menezes