Seguros Não Vida 2023: Ageas, Caravela e Mapfre foram as que mais ganharam mercado

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Num ano de 2023 em que as vendas das seguradoras Não Vida baseadas em Portugal cresceram 10,2%, as diferenças no top 10 estão a reduzir-se. Veja o ranking.

A Fidelidade subiu a sua quota de mercado para 30,2% entre as seguradoras portuguesas considerando as vendas de seguros em Portugal e no estrangeiro em 2023, segundo dados publicados pela ASF, entidade supervisora do setor, e tratados por ECOseguros.

Agrupando 45 companhias que atuaram em Portugal e a partir daqui no estrangeiro, onde por exemplo, a Fidelidade tem presença consolidada e a Caravela dá os primeiros passos, em 32 grupos verifica-se que as diferenças de posição no ranking não foram relevantes. No entanto, as diferenças em valor estão a reduzir-se.

Considerando os negócios em Portugal, o ramo Saúde cresceu 16,7% ou 195 milhões de euros em 2023 relativamente a 2022, quase 30% do total do crescimento do ano.

A Tranquilidade subiu 24,5% neste ramo, faturando mais 35 milhões em seguros de saúde que o ano passado, e permitindo elevar a sua quota geral duas décimas para 18,3% do mercado total Não Vida.

A Fidelidade manteve o primeiro lugar no ranking, com crescimento de 10,6% para mais de 2.052 milhões de euros de prémios vendidos, apresentando crescimentos de acordo com a média do mercado nos principais ramos.

O Grupo Ageas, com a Ageas Seguros e Médis, subiu vendas 12,3% o que ao nível da terceira posição do ranking tem um relevo de mais 110 milhões de euros para um total de 964 milhões.

Teve um crescimento relevante de 12,5% nos ramos que inclui multirriscos – e que subiu 10% – e de 8% no ramo automóvel que aumentou em média 5,8%.

Allianz e Zurich tiveram, nos ramos Não Vida, um crescimento de respetivamente 7,2% e 6,6% levando a perdas de quota de mercado de 0,2%, mas mantendo solidamente as 4ª e 5ª posições do ranking Não Vida.

Liberty cresceu pouco e perdeu alguma quota em 2023, no último ano em que previsivelmente estará a apresentar-se nas contas finais. Adquirida pela Generali, o grupo que daí resultará teria, a dados deste ano, uma quota de mercado entre as seguradoras portuguesas de quase 22%. Lusitania e CA Seguros tiveram um ano de crescimento regular.

Caravela manteve o 9º lugar com 160 milhões de prémios emitidos, dos quais 10 milhões conquistados fora de Portugal, e aproxima-se do 8º lugar da CA Seguros. Foi um ano de forte crescimento de 22% com destaque para subidas de 31% em acidentes de trabalho e em multirriscos e ainda 10% em automóvel.

Também a Mapfre Gerais registou elevado crescimento no ano passado, 26,7% no total. Para este desempenho contribuíram subidas expressivas em multirriscos e responsabilidade civil.

Logo em seguida em 11º, ganhando uma posição à Victoria, posicionou-se a Aegon Santander, que subiu quase 58% as suas vendas de seguros de saúde, colocados em exclusivo através do Banco Santander. A UNA, em ano de retoma, cresceu acima do mercado com destaque para o ramo automóvel em que subiu vendas em 23%.

A Chubb teve na responsabilidade civil um ano de forte crescimento que lhe permitiu um desempenho global de +17,8% de vendas.

Entre as seguradoras de menor dimensão no mercado Não Vida, em que os crescimentos podem ou ser mais fáceis ou mais difíceis, o destaque vai para a COFACE com 19,5% de crescimento, a Planicare com +21%, a Real Vida +23,6%, a ARAG que cresceu 37,8%, enquanto a ASISA mais que duplicou o seu negócio, tal como a Prévoir-Vie.

Em baixo, o ranking das 45 maiores seguradoras Não Vida, agrupadas por ECOseguros em 32 grupos, relativas à produção de seguros em Portugal e estrangeiro durante os anos de 2022 e 2023. Dados originais da ASF em mil euros.

https://ecoonline.s3.amazonaws.com/uploads/2024/01/ranking-nao-vida-23-002.png

https://eco.sapo.pt/2024/01/25/seguros-nao-vida-2023-ageas-caravela-e-mapfre-foram-as-mais-ganharam-mercado/

Fonte: Eco – SAPO