Zurich tem o seguro auto como um dos focos estratégicos de 2024

“Nesse sentido, precisamos continuar investindo na inovação contínua, focada no cliente e com viés da sustentabilidade, que tem sido o caminho que temos trilhado na companhia em todos os segmentos”, afirma o CEO Edson Franco

Edson Franco, CEO da seguradora Zurich, não tem do que reclamar sobre 2023. Foi realmente um ano de conquistas.

“O ano começou com muitos desafios, especialmente no que se refere a lentidão da recuperação do crédito e da confiança do consumidor, mas felizmente temos uma operação multilinha e multicanal de distribuição, o que nos permitiu recuperar os volumes comerciais com melhora de eficiência. Isso nos leva a registrar alta de volumes de prêmios e de resultado operacional quando comparado ao ano passado.

Até setembro, já somos uma seguradora com arrecadação de quase R$ 5 bilhões”, disse em entrevista ao Sonho Seguro.

O executivo conta que a Zurich teve uma performance positiva relevante nas carteiras de Vida e Seguros Corporativos, tanto na produção doméstica como nos negócios originados na unidade de programas internacionais.

“Também evoluímos muito positivamente no segmento de automóvel distribuído por corretores de seguros. Isso permitiu um desempenho positivo, mesmo com algumas restrições de crédito que afetam o poder aquisição dos consumidores, sobretudo em setores como o varejo e bancos”, destaca.

O lucro líquido avançou de R$ 559 milhões para R$ 637 milhões no acumulado de janeiro a setembro de 2022 para 2023, segundo dados da Susep (Superintendência de Seguros Privados), analisados pela consultoria Siscorp.

O avanço nos resultados também foi motivado em grande parte pela melhora da sinistralidade em todos os segmentos, com ênfase para os produtos de varejo, tanto nos produtos de afinidades como no automóvel.

“Temos implementado melhorias no que diz respeito à precificação, aceitação, processos e sinistros. Isso se traduz em maior produtividade e, consequentemente, maior qualidade e menores despesas administrativas”, informa.

Franco afirma que 2023 foi um ano positivo, principalmente pelo avanço significativo com relação ao relacionamento com os nossos corretores.

“Temos investido muito em nos mantermos próximos a eles, que são parceiros estratégicos da Zurich, e temos visto uma evolução significativa em nossa base de corretores ativos, corretores cotando mais de um produto, o que é fundamental em uma seguradora multilinha e multiproduto como a Zurich.

Além da evolução dos nossos prêmios emitidos no canal corretor. Tudo isso com uma expansão geográfica estratégica, que nos ajuda a levar nossas soluções para pessoas e empresas a nível nacional. Esse trabalho tem sido fundamental para a nossa evolução, sobretudo no segmento de automóvel, um dos mais relevantes para a Zurich e para o mercado. ”

O CEO da Zurich também destaca renovações e novas parcerias estratégicas, fato que contribuiu para manter a liderança em negócios como o seguro de garantia estendida e o seguro celular, produto que também estamos disponibilizando para a comercialização do corretor, em breve por meio de ferramentas exclusivas.

Por último, menciona Franco, o avanço das ações voltadas à sustentabilidade, que é um dos pilares do negócio da seguradora suíça. “A resiliência da nossa operação nos permite absorver eventos climáticos como os recentes acontecimentos no Sul e no Sudeste, com um protocolo de atendimento de sinistros ágil e emergencial aos clientes e não clientes, além de ações para apoiar as comunidades afetadas através do nosso fundo de catástrofe, que auxiliou mais de 60 mil pessoas em situação de vulnerabilidade em 2023.

Além disso, para apoiar nossos clientes corporativos, lançamos a Zurich Resilience Solutions, iniciativa focada na prestação de serviços de prevenção para empresas, incluindo soluções de resiliência climática, e entramos também no mercado de energias renováveis”.

2024 promete ser um ano mais desafiador devido ao ciclo de queda da Selic e uma concorrência ainda mais acirrada pelos consumidores e parceiros de negócios são dados certos. Porém, Franco aponta o lado positivo. “Com a queda da Selic, esperamos que haja maior oferta de crédito e maior apetite a consumo pela população.

Isso pode impulsionar diversos mercados, em especial o comércio varejista e a venda de automóveis.  Em relação a competitividade, o foco no cliente é e continuará sendo nosso maior diferencial, aliado à inovação e a ampliação e otimização de canais de atendimento e produtos.

Também vamos continuar nos dedicando a melhorar a experiência dos nossos distribuidores, especialmente os corretores, que são parceiros estratégicos e fundamentais para levar nossas soluções de proteção aos nossos clientes”.

Entre as principais preocupações para o próximo ano, Franco cita que em mercados maduros como o Automóvel, que é um dos focos do planejamento estratégico da Zurich, o nível de competitividade é imenso.

“Nesse sentido, precisamos continuar investindo na inovação contínua, focada no cliente e com viés da sustentabilidade, que tem sido o caminho que temos trilhado na companhia em todos os segmentos.

Alinhado às nossas estratégias de crescimento junto aos parceiros e colaboradores, esse foco certamente continuará trazendo resultados importantes não só em termos de números financeiros, mas de satisfação dos nossos clientes e de impacto nas comunidades em que estamos inseridos”.

Fonte: Sonho Seguro