Tranquilidade toma 20% do capital da RNA assistência

A operação já resulta da aquisição pela Generali SpA, da Liberty europeia, a RNA, rede de assistência e de serviços de saúde passa a ter a Tranquilidade como parceira de capital.

A Assicurazioni Generali S.p.A., vai comprar uma participação qualificada indireta correspondente a 20 % do capital social e dos direitos de voto da portuguesa RNA – Rede Nacional de Assistência, companhia de prestação de serviços de assistência na área automóvel, viagem também de serviços de saúde, anunciou a ASF, supervisora do setor, indicando a não oposição a que esta transação se realize.

Liderada por David Moita, a RNA Seguros é uma seguradora que tem no seu capital a CA Seguros e tinha a Liberty que, com a aquisição das suas operações pela Generali, transfere a sua posição para o grupo italiano que em Portugal usa a marca Tranquilidade.

A RNA S.A. tem como clientes seguradoras e outros grandes institucionais tendo faturado 4,26 milhões de euros em 2022, com resultados líquidos diretos da atividade de 505 mil euros.

No entanto, enquanto grupo detém, para além de 100% da RNA seguros, 90% da Ibero RNA, tem 14,23% da ASYB – Rede de Assistência Integral, empresa espanhola que presta serviços a 60 seguradoras e 2% da International Assistance Group, uma rede mundial de assistência com sede em Paris. Como grupo, a RNA obteve lucros líquidos de quase 3 milhões de euros em 2022.

Em Portugal, a RNA realizou 315 mil intervenções durante o ano passado, sendo o seu negócio repartido a 60% por prestação de assistência, 30% em serviços de saúde e 10% em negócio internacional.

Com a substituição da Liberty pela Tranquilidade/Generali, o presidente David Moita, que é o maior acionista com 21% terá novo interlocutor.

CA Seguros tem 20%, tanto quanto tinha a Liberty e terá agora a Tranquilidade, José Gabriel – que tembém lider a SGS Seguros tem 14,33% sendo os restantes acionistas todos com 6,67% do capital Gabriel Salvat e as empresas Solidneutron, ADE e Spidersoft.

Fonte: ECO – SAPO