Seguro Garantia cresce mais de 145% no Distrito Federal

Segundo a coluna Capital S/A, escrita por Samanta Sallum, do Correio Braziliense, o seguro garantia apresentou crescimento expressivo no Distrito Federal.

Com base em dados da Federação Nacional de Seguros Gerais (FenSeg), entre janeiro e maio deste ano, este produto arrecadou R$ 136 milhões no DF, um aumento de 145,7% em relação ao mesmo período do ano passado.

O Distrito Federal concentra cerca de 73,6% das apólices comercializadas em todo Centro-Oeste. Em relação às indenizações, foram pagos, nos primeiros cinco meses do ano, R$ 101 milhões.

Ainda de acordo com a coluna publicada, a principal razão pelo crescimento do seguro garantia é a modalidade garantia judicial, que costuma ser utilizada como caução no processo ou substituindo as garantias dadas previamente, e que vem sendo, cada vez mais, adotada pela União, responsável pelas grandes obras de infraestrutura do país.

Roque Melo, presidente da comissão de riscos de crédito e garantia da Federação Nacional de Seguros Gerais, afirmou: “Dentro do ramo do seguro, o garantia judicial é o carro-chefe das apólices, e grande responsável pelo aumento na arrecadação. ”.

A modalidade obteve, entre janeiro a maio, um faturamento de R$ 1,6 bilhão e R$ 945 milhões como total de indenizações. Além disso, o seguro garantia também apresentou aumento de 24% de expansão quando comparado com o mesmo período do ano passado.

Fonte: CQCS l Manuella Cavalcanti