CNseg lança solução inovadora de seguros para atender o consumidor

Compartilhar nas redes sociais

Batizada de “Encontre seu Seguro”, plataforma visa contribuir com a tomada de decisão do consumidor, além de agilizar a rotina de cotações e pesquisas do corretor para seus clientes.

A CNseg, em parceria com a Capgemini, acaba de lançar a Encontre seu Seguro uma plataforma inovadora que possibilita ao público em geral comparar características dos produtos de seguro, previdência complementar aberta e capitalização ofertados por mais de 60 empresas que, em conjunto, representam 90,5% da arrecadação do setor.

A iniciativa está alinhada aos pilares do Plano de Desenvolvimento do Mercado de Seguros, Previdência Aberta, Saúde Suplementar e Capitalização (PDMS), que objetiva ampliar o conhecimento acerca dos produtos e democratizar o acesso ao seguro.

“Em 2022, vislumbramos uma oportunidade de transformar em realidade um desejo antigo da Confederação, que era justamente disseminar, de maneira simplificada e padronizada, informações à sociedade a respeito dos produtos oferecidos por nossas associadas”, explica Alexandre Leal, diretor de Estudos e Relações Regulatórias da CNseg, fazendo referência ao ano em que foi concluído o desenvolvimento das APIs (Interface de Programação de Aplicação) que possibilitam esse tipo de consulta, a partir da regulamentação publicada pela Susep (Superintendência de Seguros Privados), autarquia da Administração Pública Federal responsável pelo controle e fiscalização dos mercados de seguro, previdência privada aberta, capitalização e resseguro.

“Essa iniciativa é muito importante para nós, pois associamos nosso profundo conhecimento e expertise do mercado de seguros com o desenvolvimento de uma solução para a CNseg que trará muitos benefícios para a sociedade brasileira e para o mercado”, afirma Renata Ramos, vice-presidente de Seguros da Capgemini Brasil.

A plataforma Encontre seu Seguro unifica exclusivamente informações de domínio público e o seu acesso não requer nenhum cadastro prévio. Na ferramenta, também é possível encontrar, de maneira consolidada, os canais de atendimento destas seguradoras.

“Estamos na vanguarda em apresentar uma plataforma aberta a todos que querem conhecer os produtos oferecidos pelas empresas do setor. Esta é a primeira vez que uma solução deste nível é lançada no mercado”, explica Dyogo Oliveira, presidente da CNseg.

Mesmo com o compilado de produtos disponíveis para o consumidor, o Encontre seu Seguro não exclui o acompanhamento e a orientação do corretor de seguros, uma vez que, o auxílio deste profissional garante mais agilidade nos orçamentos e, também, proporciona mais assertividade na análise de risco do segurado, sendo que, esta última, pode, inclusive, impactar no valor pago à seguradora.

Para a rotina de trabalho do corretor, além de mais agilidade na visualização das opções disponíveis no mercado de maneira centralizada, a plataforma Encontre seu Seguro também pode ser utilizada como instrumento de pesquisa de novos segmentos que o especialista queira explorar.

“Avaliamos que, assim como outros segmentos do mercado, o setor de seguros também pode e deve explorar as oportunidades que surgem com a tecnologia.

Queremos trazer mais informação para todos e esperamos que a plataforma possa facilitar a experiência de todos os envolvidos, sejam consumidores, corretores e seguradoras e, claro, potencializar a aderência dos produtos pela sociedade”, explica Oliveira.

Encontre seu Seguro é apresentado ao mercado de seguros

Antes de ser apresentado ao grande público, a plataforma foi apresentada, no dia 15, aos profissionais das seguradoras, durante a reunião de agosto da Comissão de Comunicação e Marketing da CNseg, com a participação de representantes das Comissões de Relações de Consumo e de Inteligência de Mercado.

No dia 17, então, foram os corretores vinculados aos Sindicatos de Corretores regionais e nacional, conhecerem detalhes do Encontre seu Seguro.

https://cnseg.org.br/noticias/c-nseg-lanca-solucao-inovadora-de-seguros-para-atender-o-consumidor

Fonte: CNseg