AXA deixa de segurar novos campos de gás a partir de 2025

Compartilhar nas redes sociais

A seguradora francesa anunciou planos para encerrar a cobertura de novos campos de gás a partir de 2025, parte dos esforços para alcançar emissões de carbono zero antes de 2050.

A seguradora francesa AXA irá interromper a prestação de seguros para projetos de exploração e desenvolvimento de gás em áreas verdes, em alinhamento com uma atualização da sua política energética.

As seguradoras, incluindo a AXA, têm reduzido as suas políticas em relação aos combustíveis fósseis como parte dos compromissos para reduzir as emissões relacionadas aos seus serviços e alcançar emissões líquidas de carbono zero antes de 2050.

Ativistas ambientais têm pedido que as seguradoras façam mais. A Reclaim Finance afirmou em comunicado na sexta-feira que a AXA foi a décima seguradora a afirmar que não cobriria mais novos campos de gás, mas criticou a decisão da companhia de permitir exceções para empresas que considera terem planos de transição climática em vigor.

“A política energética da AXA inclui critérios reforçados em relação ao carvão, bem como à extração de combustíveis fósseis não convencionais. Também expande as restrições existentes para incluir novos projetos de exploração e desenvolvimento de gás”, afirmou a empresa em comunicado.

De acordo com a sua política energética atualizada, a partir de 1º de setembro de 2025, a AXA deixará de fornecer novas apólices de seguro específicas para projetos de exploração e desenvolvimento de gás em áreas verdes. Esta é uma restrição semelhante à anunciada anteriormente para projetos de petróleo.

Em junho, a AXA anunciou as suas primeiras metas de redução de emissões. Isto aconteceu após a sua saída da Aliança de Seguros Net-Zero, um grupo do setor de seguros apoiado pelas Nações Unidas, para questões climáticas. A AXA afirmou que a sua saída da aliança não afetará o compromisso em reduzir as emissões.

Fonte: ECO – SAPO I F. Crédito Freepik