Força-tarefa dos desmanches apreende 20 toneladas de sucatas automotivas em Porto Alegre

Trabalho é coordenado pela SSP em conjunto com as veiculadas e empresas parceiras para o recolhimento da sucata – Foto: Kelly Cavedon Zaniol/ASCOM SSP

A Secretaria da Segurança Pública (SSP) desencadeou mais uma fase da Operação Desmanche com o objetivo de combater a receptação e o desmonte de veículos furtados e roubados no Estado.

A ação ocorreu nesta quarta-feira (28/6) em Porto Alegre, nos bairros Partenon, Glória e Farrapos. Pela manhã, um ferro-velho foi notificado por armazenar ilegalmente sucata automotiva.

No local, também foi constatado crime ambiental. Cerca de 40 carcaças de veículos estavam no estabelecimento. Em outro alvo, houve uma prisão em flagrante com a apreensão de três motores com a numeração suprimida e mais 12 motores sem registro de procedência. Esta foi a 116ª edição da ação conjunta.

Além de reforçar a fiscalização em estabelecimentos comerciais, a Força-Tarefa dos Desmanches também atua diretamente no combate à venda ilegal de peças, impactando na redução dos índices de furto e roubo de veículos, como destaca o coordenador da operação, major Jeferson Eroni.

“Cumprimos a missão de fiscalizar os alvos apontados para auxiliar na redução dos índices de criminalidade na região metropolitana e no interior do Estado. Importante ressaltar a integração das vinculadas para agir de forma sincronizada nos depósitos de veículos”, afirma.

Ações fiscalizatórias fazem parte da prevenção para que novos crimes não ocorram – Foto: Anelize Sampaio/ASCOM SSP

Criada em 2016, a Operação Desmanche é coordenada pela SSP em conjunto com a Brigada Militar, Polícia Civil, Instituto-Geral de Perícias, DetranRS e Corpo de Bombeiros Militar, com a parceria da empresa Gerdau para o recolhimento da sucata.

Desde então, 116 fases já foram realizadas em mais de 60 municípios gaúchos. Mais de 8,5 mil toneladas já foram recolhidas, 160 desmanches interditados e dezenas de pessoas presas.

Carros foram inspecionados durante a ação – Foto: Anelize Sampaio/Ascom SSP

Roubo de veículos segue em queda no RS

O mês de maio foi marcado pela redução histórica de roubos de veículos no Rio Grande do Sul, com queda de 21%.

Ao todo, foram registradas 317 ocorrências contra 401 em maio de 2022. No acumulado, somando os primeiros cinco meses do ano de 2023, a redução é de 9,7% em relação ao mesmo período do ano passado. Em Porto Alegre, a diminuição foi de 12% no mês passado.

Texto: Anelize Sampaio ASCOM/SSP / Edição: Lucas Rivas ASCOM/SSP

Fonte: DetranRS