Conscientização insuficiente dos riscos de uma empresa

Nos dias atuais com a evolução e simplificação na contratação dos riscos empresariais, sejam eles comerciais, industriais ou de prestação de serviço o corretor consegue hoje contratar, com o uso dos seguros compreensivos verbas superiores a R$ 10 milhões, no que se refere para a cobertura básica, ficando dispensada a inspeção ou qualquer outra análise de riscos que se possa incluir.

Olhando sob a ótica do corretor, a questão de uma análise mais cuidadosa dos riscos que seu cliente está submetido é muito importante, uma vez que ele é o responsável técnico pelo produto de seguro que está sendo contratado.

O segurado, por sua vez desconhece alguns de seus riscos que decorrem de suas atividades ou desconhece que muitos destes riscos podem ser transferidos para o segurador.

Neste particular podemos elencar alguns destes prejuízos:

• Perda de clientes
  • Lucros cessantes
  • Perda de confiança dos investidores
  • Dificuldades na obtenção de créditos
  • Redução de pessoal qualificado
  • Despesas extraordinárias
  • Destruição de arquivos (físicos/digitais)
  • Deterioração da imagem da empresa
  • Penalizações pelo não cumprimento de contratos.
  • Reinvestimento e exigências de novas legislações aplicáveis
  • Aumento do custo decorrente de atendimentos sociais
  • Redução no volume de negócios pela perda de fornecedores.
  • Dificuldades no mercado de trabalho.
  • Perda de subvenções estatais e medidas de apoio fiscal.

Em uma situação de um evento de grandes proporções quando a empresa fica desativada por várias semanas ou meses, a relação acima, tem grande chance de assombrar o segurado e lhe tirar o sono quando não lhe retirar a empresa.

Uma parte dos riscos acima o corretor pode incluí-los nos produtos de seguro existentes no mercado, necessitando, claro, o trabalho de consultoria e o entendimento do cliente desta necessidade.

Os riscos que não forem possíveis de serem transferidos, uma vez identificados, ações preventivas podem ser feitas e obtidos efeitos reduzidos se ocorridos.

Mais informações quanto a estes e outros assuntos de seguro e análise de sinistros, clique no link abaixo e bom estudo.

Mario Bestetti / Corretor de Seguros, Instrutor ENS, Perito Judicial