Sompo Seguros cresce 17,4% e supera R$ 3 bilhões em Prêmios de Seguros em 2016

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A Sompo Seguros S.A., empresa do Grupo Sompo Holdings – um dos maiores grupos seguradores do mundo – alcançou em 2016 um total superior a R$ 3,1 bilhões em Prêmios de Seguros, segundo Demonstrações Financeiras publicadas nesta sexta-feira, dia 24 de fevereiro. Esse valor é 17,4% superior aos R$ 2,7 bilhões registrados em 2015 e resulta da estratégia estruturada para a companhia, de crescimento da ordem de 15% ao ano até 2020.

Com isso, a Sompo Seguros atinge expansão acima do mercado (incluindo Seguro Saúde), cujo avanço é estimado pelo mercado em algo entre 9% e 11% para o ano de 2016. A companhia registrou ainda um lucro líquido da ordem de R$ 49,9 milhões, um Patrimônio Líquido de R$ 1,1 bilhão e Ativos Totais de R$ 3,8 bilhões.

O segmento de Ramos Elementares Corporativos (RE Corporativo, ou grandes riscos patrimoniais) foi o que apresentou melhor desempenho e passou de R$ 116,7 milhões em 2015 para R$ 275,6 milhões em 2016. Isso representa um crescimento de 136,2%, impulsionado sobretudo por negócios fechados na área de Energia. Já nos seguros de Pessoas, a Sompo alcançou R$ 290,6 milhões no ano passado, que é 66,6% superior aos R$ 174,4 milhões de 2015. Outro segmento com resultado expressivo foi o de Transportes, que passou de R$ 164,4 milhões em Prêmios de Seguros em 2015 para R$ 254,6 milhões em 2016, resultando num crescimento de 55,1% num ano em que o segmento logístico foi fortemente afetado pelos efeitos recessivos da economia. A eles, seguiu-se o ramo de Automóvel, que cresceu 12,7% e passou de R$ 878,2 milhões em 2015 para R$ 989,5 milhões em 2016. Já a área de Ramos Elementares Massificados obteve crescimento de 6,7% e passou de R$ 707,3 milhões em 2015 para R$ 754,5 milhões em 2016. Em Seguros DPVAT, houve uma queda em
Prêmios de Seguros, que passaram de R$ 92,7 milhões em 2015 para R$ 88,5 milhões em 2016 (-4,5%).

Na área de Seguro Saúde, a Sompo também registrou uma queda de 9,4%, quando passou de R$ 558,7 milhões em contraprestações líquidas /prêmios de seguros em 2015 para R$ 506,2 milhões em 2016. Essa retração era prevista, tendo em vista que, em 2016, o mercado foi afetado pela redução de quadro de funcionários das empresas, o que impacta no valor das faturas de seguros. Outro fator importante que contribuiu para a redução em relação ao ano de 2015 foram estudos realizados e recursos investidos na reestruturação do conceito adotado nos serviços oferecidos. Com isso, a companhia reestruturou sua oferta e lançou em novembro os planos de seguro Saúde Empresarial – Acesso, Clássico, Estilo e Supremo – em modalidades que contemplam o segmento empresarial, a partir de duas vidas. Os produtos visam atender as empresas que buscam fornecer benefícios de qualidade no atendimento médico hospitalar para seus colaboradores e respectivos dependentes, com qualidade, previsibilidade no equilíbrio financeiro e na gestão de riscos. Por meio do novo serviço, pacientes podem ter o direito de realizar determinados procedimentos de alta complexidade com equipes especializadas de centros médico hospitalar de referência, mesmo se esses serviços não estiverem na rede específica do segurado. Com isso, a companhia estima uma retomada do crescimento nessa área em 2017.

Fonte: Revista Cobertura Mercado de Seguros