Idosos caem em golpe de seguros online nos EUA

Compartilhar nas redes sociais

Idosos estão caindo em um golpe onde um anúncio no Facebook promete um Seguro Odontológico sem custo, nos Estados Unidos. Segundo informações do site UOL, no país, a terceira idade é fortemente afetado pelos custos médicos crescentes.

Diante desta situação, um comitê do Congresso ordenou que 15 estados iniciem as investigações correspondentes, onde grandes empresas de seguros, preocupadas com sua reputação e possíveis multas, o levam em conta.

“Se é possível ganhar dinheiro encontrando consumidores para determinado produto ou serviço, é possível que alguma empresa esteja tentando fazer com que as pessoas cliquem em links do Facebook”, disse John Breyault, especialista em fraude da Liga Nacional de Consumidores.

Conforme ainda informações do site UOL, entre 2020 e 2021, as reclamações de dezenas de milhões de idosos americanos, aptos para o Seguro Federal, mais que dobraram, segundo os centros de serviço de saúde Medicare e Medicaid.

“Com a inflação corroendo boa parte do dinheiro das pessoas para coisas como alimentos e gasolina, entre outras despesas diárias, um anúncio que te promete ajudar nisso pode ser particularmente atraente”, diz Breyault.

Desde janeiro de 2022, os anúncios de Seguros Odontológicos e cartões de supermercados tem circulado nas redes sociais, quando começaram as solicitações ao Medicare Advantage.

Porém, os benefícios só estão disponíveis para um público pequeno e assim como os idosos, cidadãos não assalariados também são afetados pela inflação galopante.

Eles podem ser enganados para mudar seus planos nas solicitações de subscrição à Medicare em outubro, alertam os defensores dos consumidores.

Uma conta no Facebook que compartilhava um site de “benefícios odontológicos e oftalmológicos sem custos”, o que usualmente o Medicare não cobre, é administrada pela WeCall Media. A empresa, baseada na Carolina do Norte, relatou que gera contatos para clientes como Assurance e State Farm, assim como outras seguradoras.

Fonte: CQCS I Luana Neiva