Reinvenção do mercado de seguros

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O mercado de seguros se renova a cada dia, com a necessidade de novas funções, produtos e estratégias de atendimento ao cliente. Em menos de 10 anos, o setor passará por uma mudança muito maior que nos 200 anos que o precederam.

As seguradoras têm buscado intensamente o caminho da inovação, investido na experimentação de tecnologias, como machine learning, big data, drones e IoT, visando ampliar espaços para novos negócios, melhoria da experiência do cliente, eficiência operacional e atualização tecnológica.

É importante reforçar que qualquer estratégia deve ser pensada sempre com o consumidor ao centro, pois para realizar essa transformação é preciso pensar no que é conveniente para o usuário e qual a sua dor.

Atualmente as pessoas estão empoderadas e com mais informação qualificada para a tomada de decisão. Tal cenário impõe que as empresas acompanhem essa evolução e se adaptem dia a dia ao seu cliente.

Nesse momento de reinvenção há um outro agente, as insurtechs (empresas que unem tecnologia e seguros), que estão transformando o mercado e acelerando a modernização do setor.

Por isso é interessante a aproximação entre seguradoras e insurtechs: enquanto uma tem carteira de clientes, gestão e conhecimento, a outra traz tecnologia emergente e disrupturas tecnológicas. A soma das competências faz com que ambas tenham sucesso.

Ainda sobre inovação no mercado de seguros, o uso de dados como aliados será essencial. Data Analytics traz a informação com análise e dados preditivos para evitar a sinistralidade e diminuir os riscos. As áreas de mobile, robótica, inteligência artificial e cibersegurança também serão importantes por trazerem assertividade, prevenção, automação e usabilidade para o setor.

O que acham de falarmos sobre a reinvenção pela qual o mercado seguro está passando e o que vem por aí para atender o setor?

Por Caroline Capitani, VP de Design Digital e Inovação da Ilegra, uma empresa global de design, inovação e software. Com 17 anos de existência, a empresa busca trazer agilidade para estratégias digitais, auxiliando as companhias para a realidade de um mercado inquieto. Entre os clientes do setor estão Icatu Seguros, Sompo Seguros, Porto Seguro e Bradesco Seguros.