Autarquia participou da 21ª Assembleia Geral e 28ª Conferência da ASEL, entre os dias 28 e 30 de outubro.
A Superintendência de Seguros Privados (Susep), representada pelo Diretor de Supervisão Prudencial e de Resseguros, Carlos Queiroz, participou da 21ª Assembleia Geral e 28ª Conferência da Associação de Supervisores de Seguros Lusófonos (ASEL). Os eventos ocorreram de 28 a 30 de outubro, em Macau.
Além da Susep, representantes das seguintes autoridades de seguros participaram dos encontros: Agência Angolana de Regulação e Supervisão de Seguros (ARSEG); Banco de Cabo Verde (BCV); Autoridade Monetária de Macau (AMCM); Instituto de Supervisão de Seguros de Moçambique (ISSM); Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões (ASF) de Portugal; Banco Central de S. Tomé e Príncipe (BCPLP); e Banco Central de Timor-Leste (BCTL).
Durante a Assembleia Geral, houve elaboração do Boletim do Setor Segurador e de Fundos de Pensões da ASEL pelos membros que anualmente assumem a presidência da ASEL, aprovação do plano de atividades 2024/2025 e apresentações de cada jurisdição sobre o tema “Principais desenvolvimentos do setor segurador e de fundos de pensões e da regulação ocorridos em 2023 e desafios futuros”.
Já na 28ª Conferência, foram debatidos estudos de caso sobre temas como: comunicação com o consumidor, oportunidades e desafios do seguro agrícola, combate à lavagem de dinheiro, entre outros.
O Diretor Carlos Queiroz participou da Mesa Redonda sobre “Procuras de Seguros das empresas chinesas nos países de língua portuguesa”. Compuseram o debate o Presidente do Conselho de Administração da Agência Angolana de Regulação e Supervisão de Seguros, Dr. Elmer Vivaldo de Sousa Ferrão; a Diretora-Geral da Companhia de Seguros Popular da China (Hong Kong) Limitada, Dra. Fang Fang; e o Presidente da Fidelidade Companhia de Seguros S.A., Dr. Jorge Magalhães Correia. A moderação foi realizada pelo Dr. José Carlos Matias, Diretor de “Macau Business”.
Durante a Conferência, também houve visita à Zona de Cooperação Profunda entre Guangdong e Macau em Hengqin – projeto que busca promover a colaboração econômica e social entre Macau e a província de Guangdong com o objetivo de diversificar a economia e facilitar oportunidades de emprego.
Fonte: gov.br