Seguradoras estimam pagar mais de 17 milhões em indemnizações pelos incêndios de setembro

Compartilhar nas redes sociais

Os dados serão novamente atualizados, mas comércio e serviços sofreram mais prejuízos que habitação. A APS acredita que as participações e prejuízos vão aumentar.

As seguradoras estimam pagar mais de 17 milhões de euros pelas 504 participações de sinistros decorrentes dos incêndios que assolaram o norte e centro do país entre os dias 15 e 19 de setembro, de acordo com os dados provisórios recolhidos pela Associação Portuguesa de Seguradores (APS).

Das respostas das seguradoras ao inquérito feito pela APS, concluí-se que Aveiro foi o distrito mais afetado pelos incêndios. Registou mais de metade dos sinistros reportados e quase um terço do volume de indemnizações que se estimam ser pagas aos segurados.

O Porto fica em segundo lugar dos distritos mais afetados, quer em número de participações, quer em volumes de perdas.

Quanto ao tipo de seguro que registou maiores prejuízos em termos de montantes destaca-se o seguro multirriscos, tanto de comércio e indústria (que representa 67% dos prejuízos), como de habitação (25%).

Os seguros de acidente pessoais e de trabalho apontam para indemnizações em 800 mil euros. Estes reportam “situações de morte e lesões corporais sofridas por pessoas afetadas por estes incêndios“, lê-se no comunicado da associação.

Os dados serão novamente atualizados. A APS acredita que as participações e prejuízos vão aumentar “com o aparecimento de novas participações e apuramento mais rigoroso dos danos”.

https://eco.sapo.pt/2024/10/14/seguradoras-estimam-pagar-mais-de-17-milhoes-em-indemnizacoes-pelos-incendios-de-setembro/

Fonte: Eco – SAPO