Inteligência Artificial será tema do Almoço do Mercado Segurador

Evento receberá César Saut e Humberto Sardenberg no dia 22/10, na Federasul

Uma tecnologia que permite gerar, classificar e executar tarefas antes possíveis apenas pelos seres humanos. Esta é a Inteligência Artificial ou IA, que está promovendo uma revolução na sociedade e ganhando espaço no imaginário popular. E e essa tecnologia segue evoluindo de forma impressionante! Diante de tamanha discussão, polêmicas e curiosidades que o tema desperta, o Sindsegrs promove, no próximo dia 22 de outubro, na Federasul, o Almoço do Mercado Segurador trazendo este assunto para a pauta.

O evento terá como convidados César Saut, Vice-Presidente da Icatu Seguros e Presidente da Rio Grande Seguros, e Humberto Sardenberg, Líder em Experiência Digital da Icatu Seguros, abordando o tema: “Como a Inteligência Artificial está Revolucionando o Mercado Segurador”. Em entrevista para o Sindsegrs, eles adiantaram alguns pontos importantes da reunião-almoço.  Conforme suas experiências na Icatu Seguros e no mercado de seguros, esta nova tecnologia, num primeiro momento utilizada de forma preditiva, tem o poder agora, por meio dos modelos generativos, de instrumentalizar o corretor de seguros no seu trabalho do dia a dia em processos mais específicos e complexos, bem como acelerar um crescimento do mercado segurador.

“A Icatu está passando por este processo de transformação ao colocar esta tecnologia a serviço do corretor, expandindo seu entendimento do mercado, gerando eficiência e melhorando seus resultados”, explica Sardenberg. “Com a IA generativa, é possível desempenhar atividades que só o ser humano fazia até então, no nosso caso, criar textos, montar relatórios, levantar cotações, entre outros”, completa.

Expandindo a capacidade do corretor

Saut é categórico ao afirmar que a Inteligência Artificial tem tudo para servir como uma ferramenta agregadora de humanização. “Instrumentalizar o trabalho do corretor é um benefício para o indivíduo se a IA for capaz de lhe dar condições da fazer mais relacionamentos, ou seja, lhe proporcionar um cuidado maior com aquilo que cabe ao ser humano, que é a troca com outras pessoas”, considera.

O Vice-Presidente da Icatu Seguros enxerga o termo “disrupção”, comumente aplicado a IA, de uma forma diferente, mais ampla. “Eventualmente, observo algo como disruptivo que não é o caso ou tem relação com a inteligência artificial ou tecnologia. A disrupção é poder fazer diferente para se construir mais, maior, melhor ou a um menor custo. Eu  interpreto a IA como um instrumento multifacetado com o poder incrível, que pode nos fazer melhores e maiores, inclusive de acelerar nossa capacidade de crescimento”.

Na Icatu Seguros, recentemente foi implantada a tecnologia AVI, aplicada diretamente no WhatsApp dos corretores parceiros da seguradora. Conforme os retornos do pessoal, a ferramenta tem sido bastante exitosa. Através dela, comenta Sardenberg, a interação dos profissionais da empresa segue aumentando. “Qualquer tecnologia nova tem, primeiro, a fase da novidade, quando se deve estar muito atento aos aspectos de segurança, privacidade e custo; um segundo momento de mudanças e ajustes necessários e um terceiro, que é quando as pessoas passam a identificar as melhores formas de aproveitar aquilo”, conta. “Podemos dizer que estamos avançando e que vemos a IA com grande potencial de crescimento”, conclui.

Foco nas pessoas

“A experiência da Icatu nos provoca e nos inspira a levar melhores serviços para as pessoas”, afirma Saut. Na sua opinião, a IA pode ajudar a “construir um novo corretor”, mais hábil com as novas tecnologias e com o seu potencial voltado para o humano.

Sandenberg concorda com essa visão e acrescenta: “A IA só vai ser um problema se não se der valor às pessoas”. A se ver pelo case da Icatu Seguros e pela iniciativa do Sindsegrs em levar esse tema ao Almoço do Mercado Segurador, esse possível problema está sendo devidamente enfrentado.

O QUE: Almoço do Mercado Segurador – Sindsegs

CONVIDADOS: César Saut, Vice-Presidente da Icatu Seguros e Presidente da Rio Grande Seguros, e Humberto Sardenberg, Líder em Experiência Digital na Icatu Seguros

QUANDO: 22 de outubro

HORÁRIO: 12h