Consequências do apagão em São Paulo: o papel do seguro em danos elétricos

Compartilhar nas redes sociais

A cidade de São Paulo ainda sofre com as consequências do forte temporal da última sexta-feira (11): cerca de 90 mil imóveis seguem sem energia pelo 5º dia consecutivo.

Frente a este cenário, qual o papel do seguro em situações como as vividas, nos últimos dias, pelos paulistanos.

Dorival Alves, advogado, corretor de seguros e delegado representante da Fenacor, explica que, no seguro empresarial, seguro de incêndio, existe uma cobertura chamada “danos elétricos”: “Danos elétricos são prejuízos causados aos bens segurados em função de uma oscilação de voltagem”.

O especialista complementa: “O apagão, nada mais, é do que uma oscilação de voltagem e essa oscilação pode causar danos e até a destruição de equipamentos, por exemplo: um elevador, casa de máquinas, sistema, motor, podendo ser danificado ou causar um prejuízo total por conta da oscilação de voltagem”, disse.

Se o edifício, seja um condomínio, empresa ou residência, sofrer uma oscilação de voltagem que danifique, e se tiver a garantia de danos elétricos, automaticamente, até o valor da importância segurada, a seguradora irá indenizar as pessoas que contrataram o seguro de incêndio com a cláusula de danos elétricos, de acordo com Dorival.

“A partir do momento em que a seguradora indenizará os prejuízos causados pela oscilação de voltagem contemplados pela garantia de danos elétricos, ela irá, automaticamente, ajuizar uma ação de regresso contra a empresa distribuidora de energia elétrica”, explica o especialista.

No caso de São Paulo, a empresa distribuidora de energia elétrica é a Enel. “As companhias indenizam seus segurados e recorrem ao causador, que é a empresa de energia elétrica daquela região, que provocou a oscilação e é responsável. A seguradora vai reaver todo o prejuízo que teve através das indenizações aos segurado”, completa.

Dorival ressalta ainda que pessoas, que não têm apólice de seguro, podem recorrer ao judiciário ou procurar diretamente a empresa de energia elétrica. “Nesse momento, você percebe como é importante a contratação de uma apólice de seguro incluindo a garantia de danos elétricos, e com uma importância segurada adequada”, finaliza.

https://cqcs.com.br/noticia/consequencias-do-apagao-em-sao-paulo-o-papel-do-seguro-em-danos-eletricos/

Fonte: CQCS l Manuella Cavalcanti