Conjuntura CNseg Nº108: crescimento do setor segurador alcançou dois dígitos no 1º semestre de 2024

No primeiro semestre de 2024, as indenizações, resgates, benefícios, sorteios e despesas assistenciais somaram quase R$ 247 bilhões, um crescimento 6% em relação ao volume pago pelo setor no mesmo período do ano passado. Em junho, sem Saúde, foram pagos R$ 20,3 bilhões, alta de 9,0% sobre junho de 2023.

Pelo lado da demanda, no acumulado do ano até junho, o crescimento superou dois dígitos. Foram arrecadados R$ 361,5 bilhões em prêmios de seguros, contribuições em previdência, faturamento com títulos de capitalização e contraprestações em saúde, somando uma alta de 14% sobre o primeiro semestre de 2023.

O grande destaque do semestre foram as contribuições dos planos de Previdência Aberta (R$ 94 bilhões) que avançaram 23% na mesma comparação, contribuindo com 41% para o montante arrecadado pelo setor nesse primeiro semestre.

Esse resultado mostra que os produtos que ajudam os consumidores no planejamento financeiro e oferecem proteção da sua renda no futuro têm ganhado espaço no orçamento das famílias.

O texto acima faz parte do editorial do presidente da CNseg, Dyogo Oliveira, publicado na Conjuntura CNseg Nº108, já disponível para download.

A publicação traz, ainda, uma análise conjuntural da economia brasileira, avalia o desempenho do mercado segurador e um resumo estatístico com dados de arrecadação e indenizações, benefícios, resgates e sorteios, discriminados por ramos de seguro e estados da Federação.

Confira abaixo a Conjuntura CNseg Nº108 na íntegra

Fonte: CNseg