Allianz Seguros mira crescimento e diversificação para 2024 e 2025

Após a consolidação dos esforços para retomada da rentabilidade em 2023, a Allianz Seguros segue otimista para 2024 e 2025. Sob a liderança de Eduard Folch, presidente da Allianz Seguros, a empresa superou os desafios impostos pela pandemia e recuperou sua performance, com destaque para a redução do índice de sinistralidade, no ano passado, nas carteiras de Automóvel (65%) e Rural (41%).

Além disso, registrou crescimento expressivo em prêmios nas linhas Patrimoniais (27%), Rural (31%) e Responsabilidades (20%).

No primeiro semestre de 2024, a Allianz atingiu um faturamento de R$ 4,3 bilhões (sem Saúde), um aumento de 5,4% em relação ao mesmo período de 2023. O lucro operacional no período foi de R$ 283,8 milhões, colocando a companhia entre os dez maiores players do mercado segurador brasileiro.

A diversificação do portfólio continua sendo uma estratégia central, com foco em segmentos como Residencial, Empresarial PME, Condomínio, Transportes e Rural. A empresa também tem reforçado sua atuação no seguro de Vida Individual, lançando uma oferta personalizada recentemente.

“Os efeitos dos alagamentos no Sul do Brasil já foram contabilizados nos resultados do primeiro semestre de 2024, com impacto sobre o setor. No entanto, a Allianz demonstrou resiliência, apoiada por sua robustez financeira e uma estrutura de resseguros bem consolidada para enfrentar esses eventos climáticos, ressalta Folch.

A seguradora tem investido fortemente na diversificação dentro do próprio segmento de Automóvel, direcionando esforços para produtos como Frotas, Moto e Caminhão, este último com tíquete mais alto em comparação aos veículos leves.

A empresa também acompanha de perto o avanço dos carros elétricos e híbridos no Brasil, mercado que registrou aumento de 91% nas vendas em 2023.

A Allianz aproveita sua expertise internacional para explorar o potencial desse segmento no Brasil, de olho na projeção de crescimento de seis vezes até 2030, segundo a consultoria McKinsey.

No ramo Rural, a Allianz registrou crescimento significativo de 52% no primeiro semestre de 2024, com destaque para as modalidades de Cultivo (alta de 58,8%) e Equipamentos (33,4%). O seguro de Propriedades também apresentou forte desempenho, com aumento de 34,6% no mesmo período.

Para 2025, a Allianz projeta crescimento sustentado por três pilares: expansão de margem, eficiência de capital e crescimento orgânico. “A empresa busca identificar tendências e necessidades do mercado, aplicando inovações tecnológicas como inteligência artificial, big data e análise de dados para oferecer serviços cada vez mais personalizados e eficientes.

A experiência do cliente será central, com foco na simplificação de processos e na jornada intuitiva, do início da cotação ao possível sinistro”, afirma o presidente.

Além disso, a Allianz Commercial, lançada em setembro de 2023, amplia a atuação no mercado corporativo, oferecendo soluções para riscos complexos em setores como infraestrutura, energia renovável e grandes obras de engenharia.

A expectativa é que o Novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) do governo federal gere novas oportunidades, fortalecendo a atuação da seguradora em Riscos de Engenharia, Riscos Operacionais e Responsabilidade Civil.

Embora esteja sempre atenta a oportunidades de fusões e aquisições, a Allianz mantém sua estratégia de crescimento orgânico.

A companhia acredita que seu modelo de negócios, baseado em um portfólio amplo e de escala, continuará sustentando um crescimento sólido nos próximos anos.

A combinação de eficiência operacional, inovação tecnológica e ampliação da base de segurados coloca a Allianz em posição de destaque no competitivo mercado de seguros brasileiro.

Fonte: Sonho Seguro