Azul Seguros amplia democratização do seguro e foca em tecnologia para crescer

Seguradora do grupo Porto consolida sua posição no mercado brasileiro produto 100% digital por assinatura mensal, o ‘Netflix’ do seguro auto.

Com uma trajetória marcada por inovação e custos competitivos, a Azul Seguros tem se consolidado como uma das principais seguradoras do país, destacando-se pelo atendimento e pelo compromisso de democratizar o acesso a seguros no Brasil.

Fundada em 2003, a empresa faz parte do Grupo Porto e conta hoje com uma carteira de mais de 2,4 milhões de clientes.

Completando 21 anos de história em 2024, a Azul Seguros busca agora ampliar ainda mais seu alcance, principalmente entre os consumidores de veículos mais antigos, por meio de produtos sem burocracia que podem ser contratado de forma simples e rápida pela internet.

“A frota brasileira está envelhecendo. Dos carros acima de 10 anos, só 6% dos donos fazem seguro. A Azul começou lá em 2003 com esse propósito, de promover a inclusão securitária”, explica Gilmar Pires, diretor-executivo da Azul Seguros.

Com o poder de compra do brasileiro em queda nos últimos anos, a idade média da frota de veículos no país aumentou e está hoje em 11 anos, avançando cerca de 2 anos, só na última década.

‘Netflix’ do seguro auto

Em 2022, a seguradora inovou ao lançar o Azul Seguro Auto por Assinatura, a grosso modo, uma espécie de “Netflix” do seguro, com vigência e recorrência mensais, seguindo o modelo de plataformas digitais e TV por assinatura.

“O Azul por Assinatura veio ao encontro do desejo desse público sem seguro, de proteger o seu carro e ter a liberdade de curtir a vida com mobilidade”, destaca o executivo.

A Azul Seguros tem como diferencial seu foco em veículos com até 25 anos de uso, atendendo a um mercado muitas vezes desassistido pelas seguradoras tradicionais.

Carro velho e com seguro

O Azul por assinatura aceita automóveis particulares de passeio nacionais e picapes, leves e pesadas, de até R$ 100 mil e com idade entre 3 e 35 anos.

Além disso, a empresa se beneficia da mesma rede de prestadores da Porto, oferecendo uma assistência 24 horas com serviços como guincho e chaveiro, que podem ser acionados via aplicativo.

Visão de futuro

Nos últimos anos, a Azul Seguros investiu fortemente em digitalização e inovação, simplificando processos visando tornar o acesso aos seguros mais prático e ágil tanto para os clientes quanto para os corretores.

Entre os destaques está a criação do chamado Super App, que unificou as plataformas de dados de todas as 4 seguradoras do grupo Porto: Porto, Itaú, Azul e Mitsui.

“O cliente Azul pode contar com toda a qualidade de atendimento e de serviços prestados pelo ecossistema da Porto. Essa integração fortalece nosso maior objetivo de promover uma inclusão securitária com total excelência”, afirma o diretor da Azul.

“Nossa estratégia da Azul passa pela expansão dos produtos nas regiões mais populares do país e o desenvolvimento de soluções tecnológicas que simplifiquem a vida dos nossos clientes e Minas, sem dúvida, é um mercado dos mercados mais importantes para nós”, conclui Pires.

Fonte: O Tempo I CQCS