Armando Jorge Mota é o novo CEO da Sanlam Angola

Após 13 anos na Fidelidade Angola, o gestor passa para a futura SanlamAllianz ficando responsável por um dos 27 países em que a joint venture alemã e sul africana vai operar.

O português Armando Jorge Mota, até agora CEO da Fidelidade Angola, entrou esta semana em funções como CEO da Sanlam Seguros Angola. Vai substituir Margaret Dawes, que acumulava os cargos de presidente do Conselho de Administração e CEO da seguradora.

Armando Jorge Mota, tem mais de 28 anos na área dos seguros, primeiro na Fidelidade Mundial, tendo em 2011, já em Luanda, fundado a Universal Seguros que seis anos mais tarde se tornou a Mundial Angola. É licenciado em Gestão de Empresas e mestre em Gestão Empresarial pela Universidade Autónoma de Lisboa.

Desafios conhecidos pela frente

O novo cargo tem dois desafios conhecidos, começando pelo início do processo de fusão da seguradora e da Allianz em África. Angola vai ser um dos 27 países do continente em que a marca será rapidamente SanlamAllianz.

Num mercado liderado pela estatal ENSA, com cerca de 30% do mercado, seguida pela Nossa Seguros, do grupo do banco BAI, com cerca de 14% e pela Fidelidade Angola com 12%, a Sanlam é a quarta maior com cerca de 11% de quota de mercado, distante da Mundial Seguros, pertencente ao banco estatal BPC com cerca de 6%.

Nesta altura a Sanlam oferece produtos Vida e Não Vida, distribui a clientes empresas, particulares e profissionais através de 8 agências, 24 pontos de venda, e uma rede de agentes exclusivos credenciados localizados em todo o país.

Com o equivalente em kwanzas a 36 milhões de prémios de euros emitidos em 2023, a Sanlam Angola, enfrentou ainda pagamentos do grande sinistro de 2014, quando ardeu totalmente a grande loja da rede de hipermercados Shoprite no bairro do Palanca em Luanda, levando a uma indemnização de 100 milhões de dólares.

Nessa altura, a hoje Sanlam era Saham e teve capitais marroquinos entre 2013 e 2018. A área seguradora do grupo Saham foi depois adquirida pela Sanlam cuja base e maioria de capital é sul-africano.

Fonte: ECO – SAPO