Representantes do DetranRS e do CRBM são empossados no Conselho Estadual de Trânsito

Na tarde dessa quinta-feira (22), foi realizada a solenidade de posse dos novos integrantes do Cetran/RS, nomeados para o biênio 2023-2025.

Edir Domeneghini, diretor-geral do Departamento Estadual de Trânsito, e a Major Marta França, do Comando Rodoviário da Brigada Militar, foram indicados por suas instituições e nomeados pelo governador do Estado.

O evento ocorreu no auditório do DAER, em Porto Alegre, e contou com a presença do Deputado Gustavo Victorino, Presidente da Frente Parlamentar em Defesa do Trânsito Seguro, do diretor-geral do DAER, Luciano Faustino, do comandante do CRBM, Coronel Rogério Pereira Martins, *além do vice-presidente Vilnei Sessim, diretor técnico Carlos Tatsch* e demais conselheiros do CetranRS.

O presidente do Conselho, Enio Bacci, destacou a proposta de implantação de um grupo técnico de trabalho permanente composto por instituições que atuam em diversas frentes, para análise de dados estatísticos e proposição de ações voltadas à diminuição de sinistros e mortes no trânsito.

A relação álcool e direção, o uso do celular e a omissão de socorro estão entre os principais temas para debate.

Edir Domeneghini, diretor-geral do DetranRS, disse sentir-se honrado em compor uma equipe seleta e qualificada de conselheiros e pretende contribuir na entrega de ações efetivas para à sociedade gaúcha, no que se refere à preservação da vida. Salientou ainda o apoio total do DetranRS para o funcionamento e a estrutura do CetranRS.

Sobre o Conselho:

O Cetran/RS é o órgão máximo normativo de trânsito em âmbito estadual, responsável pelo julgamento de recursos em segunda instância, interpostos contra as penalidades aplicadas por órgãos e entidades executivos de trânsito e rodoviários.

É composto pelo presidente, vice-presidente, diretor técnico e conselheiros titulares e suplentes, representantes de 25 entidades que, além de julgar, também atuam na elaboração de Resoluções para auxiliar no cumprimento do Código de Trânsito Brasileiro, complementando a legislação federal e proporcionando a sua adequada aplicação.

Fonte: DetranRS