Julho das Pretas: Sou Segura debate caminhos para inclusão racial no setor de seguros

No dia 7 de julho, a Sou Segura, Associação das Mulheres do Mercado de Seguros, promoveu o encontro “Julho das Pretas” para celebrar o Dia da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha.

Com o tema “O Caminho das Mulheres Pretas no Mercado de Seguros”, o evento teve como objetivo reunir representantes de diversos setores do mercado, que compartilharam suas experiências e trouxeram reflexões sobre pautas de igualdade racial e de gênero para o desenvolvimento sustentável no cenário corporativo.

A Roda de Conversa foi composta por Solange Guimarães, Diretora da Sou Segura; Thereza Moreno, presidente e conselheira do Comitê de Auditoria da Munich Re Resseguradora; Valéria Graciano, representando sua empresa ValG Assessoria em Seguros; Viviane Elias Moreira, executiva de alta gestão de risco; Indianara Dias, Head de ESG da Ambev; e Maria Eduarda Guido, estagiária da Gallagher.

Priscila Costa Russo, Presidente, Diretora Jurídica e de Compliance de ESG da Sou Segura, compartilhou sua visão sobre o impacto transformador do evento: “É a primeira vez que vejo o mercado de seguros se unindo com uma plateia composta por mais de 50% de mulheres pretas e um painel inteiro de mulheres pretas para tratar de algo que está diretamente ligado à sustentabilidade. ” Priscila ressaltou a necessidade urgente de que as empresas façam escolhas conscientes e intencionais para promover a diversidade, trazendo mais pessoas negras para posições de liderança. “Convidamos todos vocês a se juntarem a essa causa também”, convocou.

Narely Nicolau de Paula, Gerente de Riscos na Austral Seguradora, abordou o caráter histórico do evento, lembrando que foi a primeira vez que um painel 100% formado por mulheres negras se reuniu para discutir o papel das mulheres pretas no mercado de seguros.

“É imprescindível que também traguemos para as empresas a responsabilidade e o comprometimento de combater o racismo e lutar pela equidade racial”, afirmou Narely, reforçando a importância da representatividade e da criação de ações efetivas para transformar estruturalmente o país.

A relevância do evento também foi destacada por Thereza Moreno, Presidente do Comitê de Auditoria da Munich Re Resseguradora e conselheira, que descreveu o encontro como “um evento muito importante e emocionante, onde pessoas negras protagonizaram uma discussão sobre o papel da pessoa negra no mercado de trabalho e em todos os vértices da sociedade. ”

Valéria Graciano, da ValG Assessoria em Seguros, trouxe à tona a reflexão sobre a inserção das mulheres negras em um mercado que ela descreveu como “tão branquinho”.

“Falamos de respeito, falamos de lugar de fala, falamos das novas possibilidades de contratação de mais pessoas pretas no mercado”, relatou Valéria, destacando a necessidade de que as empresas reflitam e insiram novos profissionais negros, que estão “extremamente bem preparados” para atuar em seguradoras e corretoras.

O evento organizado pela Sou Segura representa um marco na luta pela diversidade e inclusão no mercado de seguros, promovendo não apenas a reflexão, mas também a ação em prol de um mercado mais justo e representativo.

A união dessas mulheres negras e suas vozes poderosas é um passo decisivo rumo a um futuro onde a equidade racial seja uma realidade concreta e inegociável.

Confira as fotos do evento

Fonte: CQCS | Nicholas Godoy