Edição especial da Semana ENEF 2024 para o Rio Grande do Sul acontece entre 9 e 15 de setembro

Tema central será Proteção financeira e evento contará ainda com clínicas financeiras sobre os temas organização financeira e crédito para pessoas físicas e MPMEs.

O Fórum Brasileiro de Educação Financeira (FBEF) realizará, entre os dias 9 e 15 de setembro, edição especial da Semana Nacional de Educação Financeira (Semana ENEF) para o Rio Grande do Sul.

O evento extraordinário acontece em virtude da situação de calamidade pública reconhecida pelo Governo Federal devido às fortes chuvas que assolaram o Estado.

Além do tema Proteção Financeira que fala sobre prevenção contra golpes e fraudes financeiras, serão destaques iniciativas como as clínicas financeiras, que abordarão a organização financeira e o crédito com foco em capital de giro/fluxo de caixa e investimentos tanto para as pessoas físicas quanto para as Micro, Pequenas e Médias Empresas (MPMEs).

” Focar nesse tema é uma forma de reforçar a todos sobre a importância da proteção financeira, especialmente em momentos desafiadores como os enfrentados pela população do Rio Grande do Sul.”

Nathalie Vidual, Superintendente de Proteção e Orientação aos Investidores da CVM e Organizadora da Edição Especial da Semana ENEF 2024.

“A edição especial da Semana ENEF é mais uma oportunidade de trazermos informação sobre proteção, e um pouco de tranquilidade, em um momento tão crítico.

Passado o primeiro momento da crise, temos muito trabalho juntos a fazer, para a reconstrução da economia privada e das vidas, para que o Rio Grande do Sul contribua com todo seu vigor e talento para o desenvolvimento nacional. ”

Alessandro Octaviani, Superintendente da Superintendência de Seguros Privados (SUSEP) e Presidente do FBEF

Na edição realizada em maio de 2024, o FBEF, sensibilizado com a situação de calamidade pública do Rio Grande do Sul, dedicou a semana especial à população da região.

Como participar da nova edição?

Para participar da nova edição, basta acessar o site oficial da SENEF e realizar o cadastro de iniciativas no formulário disponibilizado no item Faça Parte.

Sobre a Semana

A Semana ENEF é uma iniciativa do FBEF que acontece anualmente desde 2014, e tem a finalidade de promover ações de educação financeira no país.

O evento conta com a participação de diversas instituições do país, e até mesmo de pessoas físicas que promovem ações e iniciativas de educação financeira, previdenciária, securitária ou fiscal. São palestras, cursos, oficinas, campanhas de divulgação, entre outras ações gratuitas de formatos diversos.

Sobre o Fórum Brasileiro de Educação Financeira (FBEF)

O FBEF foi criado em 2020, com objetivo de dar mais agilidade e eficiência às ações relacionadas à ENEF (Estratégia Nacional de Educação Financeira), cuja primeira versão foi criada em 2010. A presidência do Fórum funciona em esquema de rodízio a cada período de 24 meses. Entre junho de 2022 e junho de 2024, ela foi exercida pela CVM; e, entre junho de 2024 e junho 2026, será exercida pela SUSEP.

A nova ENEF foi instituída junto à criação do FBEF, com foco em iniciativas, projetos e programas realizados pelos integrantes do Fórum, individualmente ou por meio de parcerias com instituições públicas, privadas ou do terceiro setor.

Integram o Fórum: Banco Central do Brasil (BC), Comissão de Valores Mobiliários (CVM), Superintendência de Seguros Privados (SUSEP), Secretaria do Tesouro Nacional (STN), Superintendência Nacional de Previdência Complementar (PREVIC), Ministério da Previdência Social (MPS), Secretaria Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça e Segurança Pública (SENACON) e Ministério da Educação (MEC).

Fonte: gov.br