Zurich e Aon lançam seguro para projetos de hidrogénio verde e azul

Compartilhar nas redes sociais

Produto surge após 2 anos de investigação. O seguro oferece cobertura de construção, atraso no arranque, sobre operações, interrupção de negócios, limites de carga marítima e responsabilidade civil.

O grupo Zurich e a Aon lançaram um seguro que oferece cobertura para projetos de hidrogénio azul e verde com despesas de capital até 250 milhões de dólares. Em comunicado conjunto, a Zurich anuncia ser a principal seguradora deste produto e a Aon o corretor exclusivo.

É um seguro oferece cobertura de construção, atraso no arranque, cobertura operacional, interrupção de negócios, limites de carga marítima e responsabilidade civil. Inclui ainda uma cobertura para tecnologias de captura, utilização e armazenamento de carbono.

Com esta iniciativa as companhias visam acelerar o desenvolvimento de projetos de hidrogénio limpo. “Os seguros são um fator-chave para facilitar a transação para Net-zero, proporcionando proteção e conhecimento sobre risco”, assinalou Sierra Signorelli, diretora-geral de seguros comerciais da Zurich.

Este produto surge dois anos após de investigação, também junto dos clientes, onde recolheram dados sobre as necessidades e desafios de projetos de hidrogénio azul e verde.

O hidrogénio azul é menos poluente que a sua versão cinzenta, visto que deriva do gás natural com o CO2 produzido no processo a ser capturado, armazenado e enterrado no solo, em vez de emitido para a atmosfera.

Já o hidrogénio verde é produzido através de eletrólise, com recurso a energia elétrica e água (H20) para separar as moléculas de hidrogénio (H2) e oxigénio (O2) através da corrente elétrica.

O hidrogénio pode abastecer autocarros, comboios e camiões para transporte, ser utilizado na aviação e no transporte marítimo.

Além disso tem potencial de substituir o gás natural no aquecimento de edifícios e já é utilizado em diversos processos industriais, como refinação de petróleo, fabrico de aço, tratamento de metais e produção de produtos químicos.

“O hidrogénio limpo tem um potencial imenso como alternativa ecológica aos combustíveis fósseis e acreditamos firmemente que pode desempenhar um papel fundamental na transação energética”, afirmou Sierra Signorelli.

https://eco.sapo.pt/2024/07/07/zurich-e-aon-lancam-seguro-para-projetos-de-hidrogenio-verde-e-azul/

Fonte: ECO – SAPO