DECO divulga seguradoras que mais agradam aos clientes

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A organização de consumidores concluiu ser o seguro multirriscos habitação o que gera mais insatisfação. Por outro lado, os beneficiários do seguro Automóvel apresentam menos queixas.

Os beneficiários dos seguros automóvel, saúde e multirriscos habitação consideram que as seguradoras ainda têm um importante caminho a percorrer para os agradar totalmente.

A média da pontuação de satisfação mais elevada que uma seguradora recebeu foi 7,2 pontos (de 0 a 10), segundo um estudo divulgado esta quarta-feira pela DECO PROteste.

Os clientes identificaram problemas com despesas não cobertas pelas apólices nos segmentos automóvel (6,1%), multirriscos habitação (21,9%) e saúde (13,8%).

Nesse âmbito, a Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões (ASF) lançou recomendações que entram em pleno vigor em 2025 para uma maior transparência nos prémios de seguros, por entender que as informações que as seguradoras prestam aos clientes era insuficiente.

A forte adesão dos inquiridos da Deco ao seguro automóvel (93% dizer ter um seguro desta natureza), não o impede de ser aquele que os clientes têm menos problemas.

Neste segmento, a Fidelidade é a seguradora que mais satisfaz os clientes (obtendo uma pontuação de 7,1 de 0 a 10), de seguida a Zurich com sete pontos subindo uma posição face ao ano passado e a ok! Seguros fecha o pódio (6,9).

A Mapfre passou do quinto lugar para o penúltimo com 5,7 pontos e em último e 10.º lugar fica a Logo com 5,6 pontos.

O seguro multirriscos habitação é o que gera mais insatisfação entre os inquiridos. Nenhuma companhia atinge a marca dos 7 pontos estando a ok! Seguros mais próxima com 6,5 pontos. A Fidelidade surge logo depois com 6,3 pontos e a Ageas fecha o top 3 com 6,1 pontos.

Mais de um quarto dos subscritores deste seguro (26%) não foram reembolsados pela reparação de parte dos danos. Para evitar esta surpresa a DECO PROteste aconselha a efetuar uma correta avaliação dos bens a segurar, aquando da subscrição da apólice. Nota que 75% dos inquiridos subscreve este seguro

Já os beneficiários dos seguros de saúde, número que cresce mais rapidamente nos anos após a pandemia, e que representam 50,3% dos subscritores da Deco, queixaram-se de não terem tido autorização para fazer um tratamento ou exame (9,6%) e da seguradora ter aumentado o prémio do seguro na renovação devido ao estado de saúde do cliente (5,3%), por exemplo.

Neste produto, os clientes estão mais satisfeitos com a Médis (7,2), com a MGEN (7,2) e também com a Multicare (7,1). A fechar o top 10 está a Tranquilidade (6,9), Lusitania Seguros (6,5) e Victoria Seguros (6,4).

Para chegar a estes resultados, a Deco PROteste realizou um inquérito online a uma amostra dos seus subscritores e obteve 2.539 respostas válidas ao longo de janeiro. Juntou a estes dados os recolhidos no ano anterior, atribuindo-lhes menor peso, perfazendo 6.438 respostas.

https://eco.sapo.pt/2024/07/07/deco/

Fonte: ECO – SAPO