Seguradoras estão preocupadas com ataques militantes e invasões de IA nas Olimpíadas de Paris

Ataques baseados em IA também têm o potencial de interromper os Jogos, “seja na bilhetagem ou fraude, ou manipulando transmissões ao vivo.

As seguradoras estão preocupadas que ataques militantes ou imagens falsas geradas por IA possam atrapalhar as Olimpíadas de Paris, arriscando cancelamentos de eventos e milhões de dólares em reivindicações.

As seguradoras enfrentaram perdas após as Olimpíadas de Tóquio 2020 terem sido adiadas por um ano devido à pandemia de COVID-19.

Desde então, guerras na Ucrânia e em Gaza e uma série de eleições este ano, incluindo na França, aumentaram os temores de violência politicamente motivada em eventos globais de alto perfil. Os Jogos Olímpicos acontecem em Paris de 26 de julho a 11 de agosto e os Jogos Paralímpicos de 28 de agosto a 8 de setembro.

A seguradora alemã Allianz é parceira de seguros dos Jogos. Outras seguradoras, como o mercado Lloyd’s de Londres, também estão fornecendo cobertura. “Estamos todos cientes da situação geopolítica em que o mundo se encontra”, disse Eike Buergel, chefe do programa Olímpico e Paralímpico da Allianz.

“Estamos convencidos de que o COI (Comitê Olímpico Internacional), Paris 2024 e os comitês organizadores nacionais, junto com as autoridades francesas, estão tomando as medidas certas quando se trata de desafios no local. ”

A possibilidade de ataques islamitas é a principal preocupação de segurança para os Jogos, disse o chefe da polícia de Paris no mês passado. “É um evento tão grande… em uma cidade muito grande, que por si só é bastante difícil de policiar”, disse Andrew Duxbury, chefe de contingência da seguradora Beazley.

A França disse que moveria a cerimônia de abertura do Rio Sena se um risco específico de segurança fosse confirmado. Um homem foi preso em maio na cidade francesa de Saint-Étienne, suspeito de planejar um ataque em nome do Estado Islâmico no estádio de futebol da cidade durante as Olimpíadas.

Adam Carrier, chefe de consultoria da consultoria de gestão de crises AnotherDay, disse que tais incidentes “demonstram que a ameaça contra as Olimpíadas de Paris é real e contínua. ”

Outro ponto de tensão pode ser a equipe israelense, disseram fontes do setor de seguros. Israel participará dos Jogos, apesar de seu conflito militar em Gaza, no qual 38.000 palestinos foram mortos. As seguradoras se reuniram com o COI em Paris no mês passado para discutir medidas de mitigação de riscos, disseram duas fontes do setor à Reuters.

A gestão de risco é uma parte “essencial” do trabalho do COI, reduzindo a probabilidade de que eventos inesperados afetem adversamente os Jogos, disse o COI em uma declaração por e-mail à Reuters. O COI compra seu seguro vários anos antes. Normalmente, compra cerca de US$ 800 milhões em cobertura para cada Jogos Olímpicos.

“Devido a cláusulas de confidencialidade incluídas em nossos acordos com nossos prestadores de serviços, o COI não pode divulgar os termos de seus contratos”, afirmou. “A apólice de seguro entraria em vigor em certos eventos inesperados, como a história já testemunhou, para permitir ao COI cobrir parte de seus custos operacionais. ”

O comitê organizador de Paris também compra seguro, assim como os comitês organizadores nacionais.

Emissoras, patrocinadores e empresas de viagens provavelmente compram sua cobertura cerca de um ano antes, enquanto os provedores de hospitalidade podem comprar seguro mais perto do evento.

Desde os ataques de 11 de setembro em Nova York em 2001, as apólices padrão de cancelamento de eventos geralmente excluem ataques terroristas, mas os organizadores de eventos e empresas podem comprar cobertura separada.

Empresas vulneráveis também podem comprar cobertura contra perdas incorridas por greves, tumultos e comoção civil.

A França está se preparando para o segundo turno das eleições parlamentares em 7 de julho, deixando muitas empresas preparadas para protestos que podem levar a danos materiais.

Edel Ryan, executivo do setor de esportes e entretenimento da Marsh no Reino Unido, disse que ataques baseados em IA também têm o potencial de interromper os Jogos, “seja na bilhetagem ou fraude, ou manipulando transmissões ao vivo. ”

Fonte: Reuters I Sonho Seguro