Fraudar o seguro é crime e prejudica os segurados. Denúncias podem ser feitas no site da CNseg

Compartilhar nas redes sociais

O instrumento do seguro é baseado no princípio do mutualismo, em que um determinado grupo de segurados, com um nível de risco semelhante, se une, contribuindo mensalmente com um valor determinado para cobrir as eventuais despesas com uma ocorrência (sinistro) de um ou mais participantes desse grupo. A lógica do sistema está no fato de que é muito improvável que todos os membros do grupo venham a ter um sinistro ao mesmo tempo.

Entretanto, toda vez que um membro desse grupo comete uma fraude, acionando o seguro indevidamente, os custos desse grupo aumentam e esse valor a mais é rateado entre todos os integrantes do grupo.

Assim, mais do que prejudicar a seguradora que gerencia o dinheiro desse grupo, os seus integrantes são os maiores prejudicados.

Como representante institucional do setor de seguros, a CNseg busca auxiliar as seguradoras associadas na prevenção e no combate às fraudes. Além de oferecer soluções em serviços e produtos para combater esse problema, disponibiliza em seu site um espaço para que a população possa registrar, de forma anônima, as suspeitas de fraudes em seguro.

Por meio de um formulário, os usuários podem fazer as denúncias de fraudes contra seguros, previdência privada, saúde suplementar e capitalização, de forma anônima e segura.

No campo “Descrição da denúncia”, devem preencher o máximo de informações possíveis para ajudar na apuração dos fatos da melhor maneira.

Clique aqui para acionar o formulário de denúncia de fraudes

https://cnseg.org.br/servicos/servicos-gerais/denunciar-fraude

https://cnseg.org.br/noticias/fraudar-o-seguro-e-crime-e-prejudica-os-segurados-denuncias-podem-ser-feitas-no-site-da-c-nseg

Fonte: CNseg