ABIN e SSP detalham novo sistema de Inteligência

Diretor-geral da ABIN apresentou as premissas do Decreto nº 11.693/2023, que reestruturou o sistema de Inteligência brasileiro.

As inovações do novo Sistema Brasileiro de Inteligência (Sisbin) e o intercâmbio de informações de Inteligência foram temas discutidos durante encontro entre representantes da ABIN e o secretário da segurança nesta segunda-feira – 20 de novembro, em Porto Alegre/RS.

Participaram da reunião o diretor-geral da ABIN, Luiz Fernando Corrêa; o secretário da segurança, Sandro Caron; o secretário de Sistemas Penal e Socioeducativo, Luiz Henrique Viana; além de dirigentes de órgãos de Inteligência estaduais e representantes da Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe), do Instituto-Geral de Perícias (IGP), da Brigada Militar, da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros.

O diretor-geral da ABIN apresentou as premissas e as novidades do Decreto nº 11.693/2023, que reestruturou o sistema de Inteligência brasileiro. Entre as entregas previstas estão uma plataforma do Sisbin, comunicação segura e criptografia de Estado.

“Não queremos invadir áreas dos grandes eixos de segurança e defesa, mas ser um facilitador. A ideia é complementar e prestigiar os papéis de cada um para que o sistema se retroalimente”, afirmou Corrêa no encontro.

“O conhecimento não é de um só, mas de todos”, pontuou o secretário de Sistemas Penal e Socioeducativo, Luiz Henrique Viana.

Para o secretário da Segurança Pública do Rio Grande do Sul, Sandro Caron, a ABIN tem uma capacidade “muito grande” de tratar, analisar e difundir. “Esse novo papel dentro do Sisbin vai agregar muito mais”, declarou.

Também foram destacados no encontro o trabalho no estado do Rio Grande do Sul a respeito do extremismo violento, as medidas de prevenção diante de desastres nacionais e a relevância do controle externo para as atividades que envolvem Inteligência.

Fonte: Secretaria da Segurança Pública RS