Promoção da vida e prevenção do suicídio é tema de seminário estadual

Foi realizado nesta quinta-feira (19/10), o 7º Seminário Estadual de Promoção da Vida e Prevenção do Suicídio, promovido pelo comitê coordenado pela Secretaria Estadual da Saúde (SES).

O evento foi realizado no Instituto de Ciências Básicas da Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs).

A secretária-adjunta da SES, Ana Costa, gravou um vídeo para a abertura do evento, onde destacou a importância da qualificação dos profissionais de saúde para atuar na prevenção do suicídio.

Palestrante no evento, o médico André Bendl ressaltou o acolhimento e o diálogo como fundamentais. “O ser humano é mais afetivo e emocional e a saúde precisa entender isso”, disse Bendl que é pós-graduado em suicidologia e comportamento autolesivo, atuando na Secretaria Municipal de Saúde de Osório.

O evento também teve relato de experiências em mesas com as temáticas “promovendo saúde mental: experiências sobre o cuidar” e “a vida de quem segue: possibilidades para posvenção”.

A programação contou ainda com a palestra “Ações de posvenção: quando um suicídio não pode ser prevenido, o luto deve ser acolhido”, com a psicóloga Izabela Aparecida de Almeida Guedes, mestra e doutoranda em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).

Os dados no RS

Entre os casos de suicídios registrados no RS, 80% são pessoas do sexo masculino. A taxa de mortalidade dos homens aumenta conforme avança a faixa etária, aumentando também a diferença em relação ao sexo feminino.

Também chama a atenção o aumento da taxa de mortalidade de adolescentes de 15 a 19 anos, a partir de 2018, e de idosos de 70 a 79 anos e 80 anos e mais, a partir de 2019.

Ressalta-se que os dados são de 2022 e preliminares. Acesse o Informe Epidemiológico sobre Suicídio e Lesões Autoprovocadas – setembro/2023.

Fonte: Secretaria da Saúde RS