Observatório do Câncer é tema de live no Outubro Rosa

Dentro das atividades do Outubro Rosa realizadas pela Secretaria Estadual da Saúde (SES) está programada a live sobre o Observatório do Câncer RS, que ocorre nesta quarta-feira (dia 11 de outubro). A transmissão acontece pelo You Tube Canal da Unisc , instituição parceira do evento, das 13h30 às 15h30.

O observatório é uma ferramenta online que apresenta indicadores de cobertura, periodicidade e qualidade dos exames de mamografias.

A detecção precoce é fundamental para o controle da doença, pois possibilita tratamento em tempo oportuno, maior sobrevida e menor morbidade. O painel está publicado no site Observatório do Câncer/RS

O encontro online é promovido em parceria com a Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFSCPA) e Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc). A transmissão conta com a participação da secretaria adjunta da SES, Ana Costa, e do TelessaúdeRS.

O evento também conta com as presenças do secretário municipal de Saúde de Santa Rosa, Délcio Stefen e da diretora de Gestão da Atenção Primária de Saúde (APS), de Santa Rosa, Fabiana Breitenbach, que farão um relato da experiência do município nas ações de monitoramento com o Observatório do Câncer de Colo do Útero, que é o outro tipo de neoplasia com dados ali apresentados.

Ainda neste mês, no dia 26, será transmitida no mesmo canal a live “Qualidade de imagem e interpretação diagnóstica das mamografias”, das 13h30 às 15h30.

Essa terá enfoque na qualidade de imagem gerada pelos mamógrafos, no Programa Nacional de Qualidade da Mamografia e na Interpretação Diagnóstica. Esse evento contará com a participação de palestrantes do Instituto Nacional de Câncer (Inca) e de uma médica radiologista.

Fonte: Secretaria da Saúde RS