Insurance Europe crítica exclusão das seguradoras de deliberações da Comissão Europeia

Compartilhar nas redes sociais

Presidente da Insurance Europe afirma que a inclusão das seguradoras pode melhorar os acessos aos cuidados de saúde e a sua eficácia, e também reduzir os custos para o sistema de saúde como um todo.

A Insurance Europe crítica a exclusão das seguradoras das deliberações acerca utilização secundária de dados relativos à saúde, sem que lhes fosse dada uma justificação clara.

As deliberações resultaram na proposta “Espaço Europeu de Dados de Saúde“, lê-se numa carta enviada, na passada segunda-feira, pelo presidente da Insurance Europe, Andreas Brandstetter, à Comissária Europeia para a Saúde e Segurança Alimentar, Stella Kyriakides.

O presidente escreveu que lamenta que o setor tenha sido excluído da utilização secundária de dados de saúde sem ter sido dado qualquer tipo de “explicação clara na sua avaliação de impacto e sem dar à indústria a oportunidade de de explicar os impactos desta exclusão”.

Brandstetter aproveita para realçar as vantagens para as comunidades da inclusão das seguradoras nas deliberações, afirmando que vão desde melhorar os acessos aos cuidados de saúde, passando pelo aumento da sua eficácia, até à redução dos custos para o sistema de saúde como um todo.

A carta termina com um apelo – que o setor seja incluído na avaliação de impacto da Comissão Europeia e que está “considere plenamente o papel do nosso setor na obtenção de benefícios para os consumidores e para a sociedade em geral”, escreve.

https://eco.sapo.pt/2023/10/10/insurance-europe-critica-exclusao-das-seguradoras-de-deliberacoes-da-comissao-europeia/

Fonte: ECO – SAPO