Marrocos vai receber seguro paramétrico de 250 milhões de dólares. Já!

Compartilhar nas redes sociais

O governo tem um seguro ligado à escala de Mercali que paga indemnização de imediato por um sismo com intensidade superior a 5. Foi o fundo marroquino de Catástrofes que o contratou em 2020.

O governo marroquino deverá receber de imediato e na totalidade uma indemnização de 250 milhões por ter contratado um seguro paramétrico ligado à MMI, sigla da escala de Mercali modificada, que mede a intensidade de um sismo a partir dos seus efeitos sobre as pessoas e sobre as estruturas construídas e naturais.

A escala de Mercali Modificada (MMI) registou grau 7 na zona do epicentro e 6 em Marrakech. A ultrapassagem do nível 5,0 despoletou a indemnização pelo seguros paramétrico.

Entre as características deste tipo de seguros, a dar os seus primeiros passos em Portugal nos seguros agrícolas, está o rápido pagamento das indemnizações aos segurados se um indicador previamente combinado ultrapassar determinados parâmetros desse indicador.

Segundo o jornal britânico Insurance Insider, no caso do governo marroquino foi a MMI o indicador estabelecido com a resseguradora Gallagher Re que liderou uma parceria de 20 seguradoras e resseguradoras.

O seguro paramétrico foi contratado em 2020 por Le Fond de Solidarité contre les Evènements Catastrophiques (FSEC), tendo competido à Gallagher Re colocar em prática uma cobertura caso um sismo de magnitude superior a 5,0 magnitude na escala MMI.

O FSEC foi criado pelo Reino de Marrocos em 2016 e é principalmente financiado pela cobrança de 1% sobre todos os prémios e contribuições recebidos pelas seguradoras marroquinas.

A indemnização será dirigida a danos pessoais de pessoas sem seguro, bem como à sua residência caso está se torne inabitável na sequência de um evento catastrófico.

Outro seguro cobrindo danos de mil milhões de dólares pode dar resposta ao sismo em Marrocos, mas, segundo fonte da Gallagher Re disse à Insurance Insider, apenas é esperado um pagamento parcial devido às diferentes características em relação ao paramétrico.

O sismo registado na região de Marrakech tem segundo o último balanço das autoridades, divulgado na tarde desta segunda-feira, 2 681 vítimas mortais e mais de 2 500 feridos.

https://eco.sapo.pt/2023/09/11/marrocos-vai-receber-seguro-parametrico-de-250-milhoes-de-dolares-ja/

Fonte: Eco – SAPO