Seguradora australiana QBE vai entrar diretamente em Portugal

A companhia vai abrir sucursal em Portugal e reforçar as relações que já tem no mercado nacional com as agências de subscrição Innovarisk e Hispania. Como alvo tem empresas acima de 50 milhões/ano.

A seguradora australiana QBE vai abrir sucursal em Portugal, esperando autorização da ASF. Até agora, a QBE operava, através da companhia sedeada em Bruxelas com o estatuto de Livre Prestação e tem como parceiros os agências de subscrição Innovarisk e Hispania, relações que quer reforçar.

https://ecoonline.s3.amazonaws.com/uploads/2023/07/patrizia-puerta-qbe.jpgPatricia Puerta, diretora geral da futura QBE Iberia, prevê equipa em Lisboa e desenvolver negócio com a Innovarisk e a Hispania.

“Estávamos absolutamente centrados em Espanha, Portugal era um negócio mais pontual”, afirmou Patricia Puerta, – diretora geral da até agora QBE ESpaña, futura QBE Iberia- ao jornal espanhol El Economista, revelando que vão, com os atuais parceiros, desenvolver um negócio muito focado em Portugal.

A QBE tem sede em Sydney, onde nasceu há 140 anos, e opera em 180 países através de bases em 29 países já incluindo Portugal.

O volume de negócios atingiu no ano passado 20 mil milhões de dólares em seguros e resseguros e conta com 12 mil empregados em todo o mundo.

Na Europa tem a QBE UK, com sede em Londres e líder de dois sindicatos na Lloyd’s, e a QBE Europe, com sede em Bruxelas de onde desenvolve um negócio com sede em Madrid. No futuro a diretora geral não exclui a hipótese de ter equipa em Lisboa.

Novo alvo definido: Empresas acima de 50 milhões de vendas por ano

A QBE é uma seguradora de empresas, afirmando-se presente em 60% das companhias cotadas na bolsa espanhola IBEX. Concorre na Europa nos grandes riscos corporativos onde tem como concorrentes a Zurich, AIG, AXA XL, Allianz Global Corporate & Specialty (AGCS), Generali e a Mapfre Global Risks.

A entrada em Portugal coincide com uma alteração estratégica do grupo, apostando agora no segmento de empresas com dimensão acima dos 50 milhões de euros por ano, quando antes se ficavam pelas que faturavam acima dos 300 milhões e pelas grandes multinacionais.

Patricia Puerta afirma igualmente ao jornal espanhol que espera construir em Madrid o hub europeu da QBE para dar resposta a toda a cadeia de valor nos setores da construção e das energias renováveis.

Fonte: ECO – SAPO