Atos delituosos contra a empresa- II/II

No artigo anterior: “ATOS DELITUOSOS CONTRA A EMPRESA I / II” publicado na edição 3136 de 31 de julho de 2023, onde foram expostos os principais danos decorrentes destes atos, vamos apresentar alguns produtos de seguro que podem auxiliar o segurado na preservação de seu patrimônio quando, porventura, um evento destes ocorre.

O Seguro de Cyber Risk ou Cyber Risk Insurance é um Seguro de Responsabilidade Civil. Ele cobre prejuízos causados em decorrência de ataques cibernéticos e violação de dados digitais, provendo proteção para empresas de qualquer segmento.

Esse seguro é uma novidade do mercado de seguros, surgindo da necessidade de proteção contra os riscos que a internet traz. Além disso, essa apólice também se apresenta como fundamental para a adequação das empresas à Lei Geral de Proteção de Dados.

Tradicionalmente, observamos com frequência a preocupação das empresas pela prevenção de perdas acidentais, relegando, de certo modo, a um segundo plano, as consequências resultantes de fatos de natureza intencional.

Vamos então arrolar uma série de atuações e feitos mal-intencionados, que podem afetar o patrimônio humano e material da empresa, e desta forma, cruzando com as possibilidades de transferência e segurança oferecidos pelo setor segurador.

Algumas das coberturas do seguro cyber risk incluem Violação de Privacidade e Violação de Confidencialidade, Segurança de Rede, Responsabilidade de Mídia, Custos Regulatórios e Coberturas de Multas, Custos de Gerenciamento de Crise e Extorsão Cibernética. Além disso, é possível contratar coberturas adicionais para ainda mais proteção e tranquilidade.

O seguro D&O (Directors and Officers Liability Insurance) tem o objetivo de proteger o patrimônio pessoal de um alto executivo, caso esse seja responsabilizado administrativa ou judicialmente por decisões que causaram danos involuntários a terceiros, sejam materiais, morais ou físicos. Esse seguro é uma modalidade que visa garantir a tranquilidade e proteção para executivos e administradores de empresas. Você gostaria de saber mais sobre as coberturas desse seguro?

A apólice do seguro D&O garante cobertura para processos judiciais, administrativos ou arbitrais relacionados a atos de gestão, das pessoas físicas seguradas, incluindo os de natureza cível, trabalhista, tributária, regulatória e previdenciária.

Além disso, o seguro cobre despesas com defesa, acordos e indenizações devidas pelos executivos em razão de prejuízos financeiros causados a terceiros. Você gostaria de saber mais sobre como proceder em caso de sinistro no seguro D&O?

Mais informações quanto a estes e outros assuntos de seguro e análise de sinistros, clique no link abaixo e bom estudo.

Mario Bestetti / Corretor de Seguros, Instrutor ENS, Perito Judicial