Democratas americanos apertam subscrição de energia fóssil por seguradoras

Compartilhar nas redes sociais

Democratas do Comité Orçamental do Senado dos E.U.A. questionam seguradoras, incluindo AIG, Travelers, Chubb, Berkshire Hathaway, Liberty Mutual e Starr sobre projetos de combustíveis minerais.

Democratas do Comité Orçamental do Senado dos EUA iniciaram uma investigação a seguradoras líderes, incluindo a American International Group (AIG), e a Travelers, questionando o seu apoio a novos projetos de combustíveis fósseis.

“Ao subscreverem e investirem em projetos de combustíveis fósseis novos e expandidos, as seguradoras dos E.U.A. estão a ajudar as grandes petrolíferas a aproximarem-nos dos piores cenários de desastres climáticos”, afirmou o presidente do comité, o senador Sheldon Whitehouse.

Além da AIG e da Travelers, a Chubb, a Berkshire Hathaway, a Liberty Mutual Insurance, a Starr Insurance e a State Farm também estão sob investigação do comité.

Algumas seguradoras também começaram a reduzir a cobertura em áreas propensas a riscos climáticos, como incêndios florestais, citando o aumento dos custos de indemnizações.

No final do mês passado, a State Farm anunciou que deixaria de vender novas apólices de seguro a proprietários de casas em áreas propensas a incêndios na Califórnia.

Até ao momento, as empresas não responderam aos pedidos de comentário da agência Reuters.

As seguradoras também foram questionadas se possuem políticas claras para obter o consentimento das comunidades indígenas antes de subscrever ou investir em projetos que afetem desproporcionalmente esses grupos.

Para além do senador Whitehouse, os senadores Ron Wyden e Bernie Sanders fazem parte do grupo que lançou a investigação.

As empresas foram solicitadas a fornecer informações até 16 de junho e documentos de apoio até 23 de junho.

Fonte: ECO – SAPO