Allianz Partners espera procura acentuada por seguros viagem

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“2023 está a preparar-se para ser um ano muito complexo”, antecipa Joe Mason, diretor viagens da Allianz Partners.

O aumento da procura contribuiu para o crescimento significativo do negócio de viagens da Allianz Partners em 2022, uma subida de 80%, após o que foi considerado o melhor ano de sempre.

O volume de viagens mantém-se forte em 2023 e o interesse dos consumidores em seguros de viagem encontra-se muito acima dos níveis anteriores à pandemia.

A procura elevada contribuiu para o crescimento significativo do negócio de viagens da Allianz Partners em 2022, alcançando receitas de 3,05 mil milhões de euros, um aumento de 80% em relação ao ano anterior e o melhor desempenho de sempre da empresa.

Dados do Customer Lab da Allianz Partners referentes à Bélgica, França, Alemanha, Itália e Reino Unido revelam que as intenções de compra de seguros de viagem mais do que duplicaram entre 2019 e 2022 – de 21%, em 2019, para 55% em 2022, para viagens internacionais.

Mas a elevada procura é acompanhada por um aumento significativo das expectativas dos clientes em relação às seguradoras. O fim do crédito reduzido e as grandes pressões sobre o custo de vida também podem afetar os planos dos viajantes, especialmente quando se trata de despesas discricionárias durante as férias.

Joe Mason, Diretor de Marketing Viagens Allianz Partners, disse: “o aumento de viagens de lazer coincidiu com uma inflação elevada, especialmente nos transportes, alimentação e entretenimento.

Os rápidos avanços na tecnologia e na inteligência artificial (IA) estão a acontecer mesmo quando os clientes colocam mais ênfase no apoio individual durante os momentos críticos.

Acrescentando à mistura as alterações climáticas, a escassez de mão-de-obra no setor das viagens e a volatilidade geopolítica, 2023 está a preparar-se para ser um ano muito complexo”.

“Os viajantes de hoje querem mais paz de espírito para explorar verdadeiramente o ‘Uncharted’ (tema da conferência da Allianz Partners) novos destinos, atividades e serviços da sua seguradora.

O nosso trabalho é proporcionar isso através de produtos de seguros tradicionais e serviços melhorados, fazendo com que os viajantes se sintam mais seguros e protegidos“, explicou o executivo.

Joe Mason acrescentou: “a Allianz Partners continua a responder aos crescentes pedidos, incluindo a resolução de mais de 72 milhões de casos em 2022, um aumento de quase 13% ano a ano.

Estamos a investir – e a lançar – novas plataformas digitais para tornar as experiências diárias dos clientes mais simples e rápidas. Também estamos a oferecer apoio altamente especializado e pessoal que os clientes precisam nos momentos mais difíceis, especialmente quando ocorre uma emergência médica ou de viagem”.

A Allianz Partners destacou tendências para o ramo de seguros de viagem em 2023 e futuro:

  • Destaque para plataformas e tecnologia: as plataformas digitais são uma parte vital do futuro do setor dos seguros,com o potencial de aumentar a escala, reduzir os custos e melhorar a experiência do cliente.
  • Importância do contacto humano:tão importante quanto a tecnologia digital de ponta é a capacidade de oferecer serviços individualizados para situações complexas – especialmente emergências médicas. A Allianz Partners lidou com mais de 11 mil casos de saídas médicas de países em 2022, gerindo emergências em praticamente todos os países do mundo.
  • Relevância do empoderamento na construção de marcas fortes: marcas mais fortes têm como objetivo “capacitar” em vez de “interromper” os seus clientes.
  • Sustentabilidade continua a ser prioridade para os consumidores:a visão dos analistas de tendências globais de consumo ‘Foresight Factory’ demonstra que a preocupação do público aumentou de 57% em 2020 para 72% em 2022. Porém, não se trata apenas pela redução de emissões. Os consumidores estão cada vez mais focados em políticas ambientais governamentais, investimentos sustentáveis e transparência organizacional.

As conclusões do relatório da Allianz Partners foram apresentadas no Global Travel Summit da Allianz Partners, em Paris, com o mote “Uncharted”, a remeter para as oportunidades emergentes e incertezas que o setor enfrenta, bem como o crescimento e a expansão da Allianz Partners.

A cimeira reuniu mais de 200 participantes presenciais e 1500 virtuais de todos os continentes.

Fonte: ECO – SAPO