Seguros de Viagem Allianz Partners disparam 80%

“Continuamos no nosso percurso para sermos o parceiro nº 1 em seguros e assistência no novo mundo digital” afirma Tomas Kunzmann, CEO da Allianz Partners.

8,2 mil milhões de euros em receitas e resultado operacional de 260 milhões foram números Allianz Partners relativos a 2022. Negócio beneficiou de investimentos significativos em viagens e digital.

Todas as áreas de negócio da Allianz Partners cresceram em 2022, em termos homólogos. O negócio de viagens foi o que mais se expandiu devido à recuperação do ramo nos E.U.A. e ao aumento exponencial da procura de viagens em todo o mundo, consequência do levantamento de restrições fronteiriças.

O forte crescimento na área Mobilidade foi impulsionado, principalmente, pelos mercados do Reino Unido e da China.

O segmento tradicional International Private Medical Insurance (iPMI) impulsionou os resultados do negócio de Saúde com mais investimentos através da parceria com a Aetna International.

Ramo viagem cresceu substancialmente

A área de Seguros de Viagens cresceu substancialmente em 80%, quando comparado com 2021, com 3,053 mil milhões de euros de receitas em 2022.

O crescimento foi impulsionado pela excecional recuperação das viagens e pela crescente procura de proteção e seguros relativas às mesmas, à medida de que a maioria dos países abriu fronteiras e levantou restrições de viagens.

O crescimento foi liderado pela América do Norte e particularmente pelos E.U.A., em todos os canais, devido aos segmentos das companhias aéreas e venda de bilhetes para eventos.

aumento da procura global exponenciou fortes resultados em todos os mercados e regiões, tanto entre os atuais como os novos clientes, incluindo e-commerce, banca e companhias aéreas.

Assistência e Mobilidade

A área de Assistência e Mobilidade registou 2,61 mil milhões de euros em receitas – +5,0% vs. 2021.

O negócio de assistência em viagem automóvel registou um ligeiro declínio nas receitas devido à perda de um cliente relevante, que foi principalmente compensado por crescimento orgânico e novos negócios.

As desafiantes condições do mercado e os acontecimentos climáticos adversos afetaram especificamente a linha ‘Home’ em Espanha e França, face a 2021. O efeito negativo foi compensado pelo crescimento na Alemanha, Áustria, República Checa e Austrália.

O negócio ‘Easy Living’ registou taxas positivas de crescimento na Alemanha, Suíça e Áustria. O negócio da mobilidade registou um desempenho extraordinário, apesar dos fortes desafios neste mercado, com forte crescimento no Reino Unido, França, China e Hong Kong, bem como no negócio para empresas (frota/nova mobilidade).

Saúde impulsionada por expatriados, parceria e estudantes

ramo Saúde cresceu +25,7%, com receitas de 2,384 mil milhões de euros no ano passado. O tradicional segmento de negócio International Private Medical Insurance (iPMI) contribuiu para o desempenho, com forte crescimento e retenção no negócio de expatriados.

Outras receitas vieram da parceria com a Aetna International e do forte crescimento do negócio internacional de estudantes à medida que as fronteiras foram reabrindo na Austrália.

Canais diretos beneficiaram com recuperação

Os canais diretos Allianz Partners alcançaram 334 milhões de euros em receitas, com +78% de crescimento anual. Campanhas de marketing orientadas para a recuperação das viagens pós-pandemia foram fator chave para o desempenho, com o maior crescimento nos E.U.A., Austrália, Alemanha e Brasil.

Todas as regiões apresentaram crescimento em 2022, em comparação com 2021, em todos os segmentos de negócio. As Américas do Norte tiveram o maior aumento, impulsionado pela forte procura de viagens nos E.U.A. O crescimento na APAC foi motivado pelas aberturas das fronteiras na Austrália e Nova Zelândia.

A performance na Europa Ocidental e na América Latina foi promovido pelo Reino Unido e pela recuperação pós-pandemia, e o desempenho no Norte da Europa Central e Oriental foi impulsionado pela Alemanha, incluindo também a recuperação global.

Tomas Kunzmann, CEO da Allianz Partners, diz: “este desempenho recorde demonstra o sucesso e valida o nosso modelo de abordagem global enquanto continuamos no nosso percurso para sermos o parceiro nº 1 em seguros e assistência no novo mundo digital.

Isto só foi possível devido ao empenho de toda a equipa da Allianz Partners, o que permite ao negócio cumprir na sua promessa global de acompanhar os clientes na sua vida diária com soluções que oferecem tranquilidade apenas a um clique de distância”.

O líder descreveu que “olhando para o futuro, prevejo um crescimento contínuo e um excelente desempenho em todas as nossas áreas de negócio graças à crescente confiança dos nossos parceiros e clientes.

Continuando a prosseguir a nossa transformação empresarial e o lançamento de plataformas de ecossistemas que oferecem serviços digitais, para além dos seguros tradicionais, asseguraremos a nossa posição de liderança ao longo de 2023 e nos próximos anos”.

Fonte: ECO – SAPO