Presidente da Sompo participa de live com o tema Da Liderança Técnica para a Humana

No dia 20 de setembro, o presidente da Sompo, Alfredo Lalia Neto, participou de uma live no Linkedin como convidado do Social Selling do Instituto CEO do Futuro, André Santos.

Durante a transmissão, foram debatidos temas ligados à gestão de liderança humanizada. André Santos mediou a transmissão e foi elaborando perguntas, que o executivo foi respondendo ao decorrer do diálogo

Alfredo Lalia Neto agradeceu o convite e iniciou sua fala, contando detalhes sobre a sua jornada profissional no mercado de seguros. “Comecei como trainee nessa empresa que eu trabalho hoje.

Atuei por três anos e meio quando a seguradora tinha outro nome. 20 anos depois, avancei na carreira e me tornei CEO. A empresa atuava muito em um nicho de mercado e optei por atuar em outras seguradoras, que atuavam em outros ramos de seguros. Após 27 anos, retornei como CEO e tive uma bela surpresa”.

Ao perguntarem ao executivo, o que diferencia um líder do século 21 para outros líderes do mercado? Eram outros tempos? O que precisa ter o líder do século 21, Alfredo Lalia neto respondeu:  “O grande ponto de diferença é ter uma relação humanizada, entre pessoas, entre chefe e funcionário como se falava no passado, e sim, o líder hoje é um facilitador das equipes do que ser a voz de comando.

Difícil fazer essa transição, porque para a minha geração, que sempre tinha o certo e o errado e a militarização do comendo, para dizer que no mundo moderno essa gestão de liderança não funciona. Essa transição agregou bastante para os dias de hoje. Uma dinâmica colaborativa.

Quais são as dicas que podem ser compartilhadas, para quem vai assumir uma liderança? Lalia acrescenta: “Quando fui líder pela primeira vez, fui líder por ser a pessoa com mais conhecimento técnico e por ser quem entregava para quem a gerência pedia.

Trabalhei na Yasuda sendo líder, gerindo seis, sete pessoas, sem nunca ter conduzido ninguém.  E demorou a cair a ficha, para não efetuar as tarefas de toda parte técnica, mas de gerar suporte a equipe.

O que nos leva é saber entender os liderados. O que não nos leva a ser líder, não é o que a gente se torna líder, mas saber conduzir o mindset. Precisamos entender e ajudar no desenvolvimento de todos, isso sim, é a chave é conhecer todos os liderados”.

Ao ser perguntado sobre o desafio de conduzir pessoas a ser ouvido pelo time, Alfredo Lalia Neto contou o segredo para obter êxito. “A empatia que a gente chama é importante. A gente como gestor, a gente acha que tem que falar mais do que ouvir.

Só conseguimos criar a comunicação, quando a gente passa a ouvir mais os liderados. Ouvir bastante, entender o momento do time e ir criando o seu direcionamento. A gente chega muito querendo impor. E precisamos compreender tudo que se passa entre a equipe”.

Fonte: CQCS l Karem Soares