Pode contratar um seguro se já teve Covid-19? Saiba como lidam as seguradoras com o vírus

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Por Executive Digest com DECO

Depois de dois anos de pandemia, cada vez mais as seguradoras perguntam se o cliente teve Covid-19 quando procuram por algum seguro, e perante várias especulações sobre alterações nas apólices, ficam algumas dúvidas no ar sobre o tema.

A ‘Deco Proteste’ explica que não há nenhuma exclusão nova nos seguros, mas algumas seguradoras já passaram de facto a incluir questões sobre a doença nos questionários de apólice.

Os seguros de vida, por exemplo, não excluem a contração de Covid-19. Apesar de alguns excluírem doenças contraídas após deslocações temporárias ou permanentes onde tenha sido declarada uma situação pandémica, a Covid-19 não está abrangida nesse grupo pois foi uma pandemia a nível mundial.

Já os seguros de saúde têm por hábito excluir todas as despesas médicas relacionadas com pandemias ou epidemias. No entanto, em Portugal, a maior parte das seguradoras decidiu comparticipar o exame de diagnóstico à Covid-19 em questões de ambulatório, prescrições médicas e se for realizado na rede de prestadores da seguradora.

Os equipamentos de proteção individual utilizados pelos profissionais de saúde também passaram a fazer parte das comparticipações da maioria dos seguros de saúde.

Os seguros de acidentes de trabalho também sofreram algum impacto, principalmente devido ao teletrabalho ou ao trabalho híbrido, onde os trabalhadores estão em espaços físicos que não são o escritório.

Essa questão pode, no entanto, ser contornada se forem apresentadas às seguradoras documentos que apresentam autorizações, identificação dos trabalhadores, horário de trabalho e morada, e os funcionários continuam totalmente cobertos por este seguro.

Apesar de os seguros automóveis não terem sofrido quaisquer alterações, a pandemia de Covid-19 alterou a forma como tratam os seus processos, de forma mais digital e totalmente à distância. Também foi implementada a peritagem automóvel remota.

Finalmente, e sobre um dos temas de mais se falou, como funcionam os seguros de cancelamento de viagens perante a possibilidade de ter contraído Covid-19? Os seguros de viagem normalmente podem ser acionados sempre que tenha de ser cumprida quarentena ou isolamento, com direito a reembolso até ao limite do capital contratado, assim como as despesas médicas necessárias durante uma viagem.

Fonte: Executive Digest – SAPO