Swiss Re, Allianz, Zurich e Hannover deixam de aceitar novos negócios com clientes russos e bielorrussos

Compartilhar nas redes sociais

A Swiss Re, Allianz, Zurich e Hannover disseram que não estão aceitando novos negócios com clientes russos e bielorrussos e não renovam negócios existentes com clientes russos, já que as instituições financeiras europeias dão as costas à Rússia.

A alemã Allianz disse que parou de segurar novos negócios na Rússia e não estava mais investindo no país para seu próprio portfólio.

Swiss Re e Allianz juntam-se a bancos como Deutsche, Goldman Sachs e JPMorgan Chase que deixaram a Rússia após a invasão da Ucrânia em 24 de fevereiro e subsequentes sanções do governo ocidental.

Em um comunicado, a Swiss Re disse que estava revisando suas atuais relações comerciais na Rússia e na Bielorrússia. A decisão segue ação semelhante das principais seguradoras e resseguradoras europeias, que oferecem cobertura para grandes projetos, como instalações de energia.

“Nossas entidades operacionais não estão mais subscrevendo novos negócios de seguros na Rússia e estão reduzindo decisivamente a exposição de maneira ordenada”, acrescentou a Allianz. Até agora, a Allianz opera várias linhas de negócios na Rússia.

A seguradora Zurich não aceita mais novos clientes na Rússia e não renovará os negócios existentes, disse um porta-voz à Reuters na segunda-feira.

A Hannover Re disse na semana passada que novos negócios e renovações para clientes na Rússia e na Bielorrússia estavam suspensos, enquanto a seguradora italiana Generali disse no início deste mês que sairia da Rússia.

A corretora de seguros Willis Towers Watson também disse no domingo que se retiraria da Rússia, seguindo medidas semelhantes das rivais Marsh e Aon.

O JPMorgan diz que a maior parte do risco previsto para os bancos europeus do choque na Rússia virá de commodities e efeitos econômicos, com o setor caindo 16% desde o final de fevereiro.

Fonte: Reuters I Sonho Seguro